O presente trabalho intitula-se: 1° Festival de Cultura hispânica- A diversidade cultural dos países que falam a Língua espanhola.
Autor: Luiz Flávio Martins de Lima
O presente trabalho apresenta a primeira etapa do projeto de pesquisa vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), intitulado “A educação inclusiva em foco: construindo metodologias para o ensino da matemática no IFRN-CM”. O desenvolvimento da pesquisa propicia um olhar sobre os desafios enfrentados na educação inclusiva, ao mesmo tempo em...
O projeto “Literatura e Cidadania II: (re)existências na escritura de Maria Valéria Rezende”, tem como objetivo discutir sobre os eixos de valores que existem nas produções literárias que compõem os contos da escritora Maria Valéria Rezende, os quais são apresentados, pelo discurso, a partir de vozes sociais que compõem as narrativas. Em vista ao objetivo, o cronograma prevê o cumprimento da...
O ensino médio brasileiro, historicamente, é palco de disputas, tanto em relação à sua identidade quanto no que se refere à concepção de formação da juventude. Diante disso, o objetivo deste trabalho é compreender a gênese da atual reforma do ensino médio promovida pela Lei nº13.415/2017. Metodologicamente, a pesquisa tem abordagem qualitativa, apoiada por pesquisa bibliográfica, a partir de...
R E S U M O
O tema veio a partir de um trabalho passado em sala pela orientadora Rhena de Lima, tal
atividade tinha como principal objetivo propor a reflexão para a turma, com isso nos foi
atribuído o tema: A mídia e a avaliação do corpo feminino: a maternidade, o envelhecimento e
os cuidados com o corpo. Sendo importante a discussão pois se trata de uma pauta da sociedade.
Com base no...
R E S U M O
A influência da mídia no corpo da mulher é um tema que aborda como os padrões de beleza e as representações de corpos femininos veiculados pela mídia podem afetar a autoimagem e a autoestima das mulheres. A exposição constante a imagens retocadas e idealizadas de corpos pode contribuir para a pressão social de atender a esses padrões inatingíveis, levando a questões de saúde...
O seguinte estudo propõe, analisando aspectos históricos e contemporâneos, que as sequências narrativas são fatores importantes para o envolvimento em emocional do jogador com o jogo, ocasionando, portanto, imersão, pois, a sensação de pertencimento à história, a qual esta pesquisa sugere, pode levar a uma experiência de maior conexão com o universo virtual, expandindo o positivismo da...
O ensino médio brasileiro vem sendo desenvolvido, desde 1996, sob diferentes formas de organização, entre as quais ensino médio propedêutico diurno; ensino médio propedêutico noturno; ensino médio inovador; ensino médio integrado à educação profissional; e ensino médio normal, sendo ofertado nas esferas pública e privada. Em 2017, o Governo Federal propôs, por meio da Lei nº 13.415/2017, uma...
O presente trabalho tem como objetivo ampliar a discussão sobre a aplicação de jogos matemáticos em sala de aula, especificamente o "Dominó da Multiplicação e Divisão", no contexto do Projeto Alicerce. O Alicerce tem como objetivo reforçar e consolidar conceitos básicos da matemática além de ao mesmo tempo proporcionar aos alunos da licenciatura em matemática ingressantes do Programa...
O presente artigo tem como objetivo apresentar que a utilização do material dourado pode ser útil e estratégico para a revisão das quatro operações básicas, no projeto alicerce. O Alicerce foi criado com o intuito de fornecer uma base matemática aos alunos do ensino médio integrado, realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID, Subprojeto...
Este trabalho tem como objetivo desenvolver a aprendizagem da operação básica, a divisão dos números racionais, por meio do jogo Ludo Division. O jogo foi desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sendo aplicado no projeto alicerce, que consiste em uma turma com alunos dos primeiros anos do ensino médio do Instituto Federal de Ciências e...
Este documento aborda o projeto “Adhara", um jogo digital de plataforma 2D, que promove, de forma lúdica, o interesse e a curiosidade do jogador com relação ao ambiente espacial. A arte do jogo é vetorial, os cenários e todos os elementos artísticos foram elaborados com a finalidade de transmitir ao jogador diversão e criatividade. A base para o desenvolvimento do projeto parte da combinação...
Durante a década de 70 no Brasil, os poetas passaram a ocupar os espaços da imprensa tradicional e underground, a fim de divulgar novas ideias e propostas. Um dos nomes de destaque nesse período foi o de Ana Cristina Cesar, pelo fato de a autora colocar-se como uma das intérpretes de sua geração e apresentar uma obra poética mais bem elaborada em relação à maioria de seus contemporâneos. Dado...
Este artigo oferece um estudo da aquisição e análise de sinais elétricos oriundos do músculo esquelético e do coração, empregando técnicas de Eletromiografia (EMG) e Eletrocardiografia (ECG). Tendo em vista o papel do músculo esquelético na locomoção e do coração como o motor central da circulação sanguínea, ambos são cruciais para a compreensão da fisiologia humana. O EMG detecta os...
Com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Equipamentos Biomédicos no IFRN/ Campus Ceará-Mirim, tive a oportunidade de realizar um estágio técnico em EBM. Esse estágio teve como objetivo proporcionar um aprendizado prático e aprofundado sobre a área de equipamentos médicos utilizados em hospitais e clínicas. Esse trabalho é de suma importância para o estagiário, pois aumenta a...
Este documento apresenta um estudo sobre a gestão de equipamentos médicos hospitalares (EMH) na região metropolitana de Natal, com foco em Ceará-Mirim. O estudo envolveu coleta de dados sobre a condição dos EMHs, identificando problemas como equipamentos fora de serviço e falta de instrução para operadores. Constatou-se que muitos EMHs não recebiam manutenção adequada. Como resultado, um guia...
RESUMO: Linn da Quebrada é uma artista brasileira que tem conquistado espaço e reconhecimento no cenário musical e artístico, seu trabalho inclui principalmente música, performance e ativismo. No entanto, sua trajetória não está isenta de polêmicas e controvérsias. Neste texto, iremos abordar a acusação de transfobia que paira sobre Linn, analisando suas declarações e atitudes, a fim de...
Nesse documento estão os detalhamentos de como o projeto foi pensado e o que se quer demonstrar aos jogadores. Nele também estão as referências artísticas e como elas influenciaram na inicialização do projeto, também foi apresentado os jogos similares que foram usados de inspiração para conseguir montar a ideia final do projeto, além de design de interface e background do jogo. Também foi...
O projeto consiste na realização de medições para verificar a qualidade da rede Wi-Fi do campus Ceará-Mirim. Essas medições serão realizadas com o objetivo de investigar quais são as condições e qualidade de acesso à internet fornecida na rede sem fio eduroam, e diagnosticar conflitos e sinais que prejudicam o desempenho da rede. Será realizada uma série de medições em dias, locais e horários...
Brazil x Dictator é um jogo digital 2D do gênero ação e aventura no estilo plataforma side-scrolling desenvolvido em Unity, com a programação feita em C# e toda a arte do jogo em Pixel Arte, para ser publicado na plataforma de PC. A história do jogo se passa durante o período de regime militar brasileiro tendo como personagem principal Geraldo, um homem de 25 anos que sempre amou tocar música,...
Neste documento encontra-se todo o processo de produção C#-Bug, um jogo do gênero ação-aventura, produzido na engine Unity, cujo objetivo é evidenciar a vida de uma jovem programadora de jogos digitais. O projeto conta a história de Five, desenvolvedora de jogos, uma estudante do ensino médio que estuda programação e seu amigo Rick. Então, juntamente com seu amigo ela produz um jogo, mas não...
Atualmente no campus IFRN-SGA, o controle de acesso (entrada/saída) de veículos é controlada pelo porteiro, sendo realizada de forma manual ao
avistar e reconhecer os veículos dos professores, servidores e alunos. Devido a isso, o porteiro deve liberar a cancela eletrônica toda vez que reconhece
o veículo. Portanto, o objetivo desse projeto é realizar o controle do estacionamento de forma...
O estudo da hidrostática se mostra como uma boa subárea para a abordagem experimental, sendo uma estratégia de ensino de Física quem tem sido alvo de inúmeras pesquisas nos últimos anos. Tendo isso em vista, o objetivo desse trabalho é a construção de um kit didático para o ensino de hidrostática no ensino médio. Para o kit é proposto que seja construído com materiais de fácil acesso, visando...
Neste estudo, foi abordada a questão do consumo de água entre estudantes e servidores do campus São Paulo do Potengi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. Para a sua execução foi criado um formulário eletrônico e enviado aos participantes através de grupos de mensagens de texto. A análise dos dados foi feita a partir da construção e interpretação...
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) é uma instituição educacional que abrange múltiplos campi e modalidades de ensino. O Campus Ceará-Mirim, um dos campi do IFRN, conta com um Setor de Tecnologia da Informação (TI) fundamental para suas operações. Este setor abriga o Data Center do campus, responsável pelo processamento de informações e...
Esta pesquisa é fruto de um trabalho desenvolvido na disciplina de Matemática III, no conteúdo de Estatística. A turma foi separada em grupos e cada equipe deveria fazer uma pesquisa estatística de cunho social. Os resultados das pesquisas foram apresentadas na VI Mostra de Pesquisas Estatísticas do campus de São Paulo do Potengi do IFRN. Na oportunidade, foi possível constatar o aprendizado...
Resumo expandido: Fisiogame, o qual busca melhoria nos resultados de tratamentos fisioterápicos, os tornando menos tediosos e mais engajantes, através da utilização de jogos.
O trabalho em anexo é um resumo expandido que tem como tema: "desenvolvimento de protótipo para monitoramento de temperatura pediátrico". O seguinte projeto visa a criação de uma outra alternativa para medir a temperatura da criança utilizando o smartphone. O objetivo deste trabalho é criar um protótipo para detectar a temperatura e enviar os dados via Bluetooth através de um aplicativo móvel....
Neste documento, será apresentado um resumo do estudo que elaborou um plano de Manutenção Preventiva para os equipamentos biomédicos do Hospital Dr. Percílio Alves de Oliveira, com o objetivo de assegurar a operação ininterrupta desses dispositivos e prevenir ocorrências de falhas imprevistas.
Este trabalho apresenta uma solução visando o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de nível de água em caixas d'água de baixo custo. Foi simulado um circuito microcontrolado que faz a interface entre um sensor sonar e um sistema computacional. O sonar é responsável por estimar o volume de água da cisterna ou caixa d'água. O objetivo é criar um sistema para facilitar a visualização...
O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o ponto central da proposta do documentário "O Dilema das Redes", que aborda com profundidade os impactos prejudiciais decorrentes do uso excessivo de redes sociais e inteligência artificial. O documentário enfatiza como as redes sociais têm a capacidade de transformar os usuários em produtos exploráveis por anunciantes, criando bolhas...
O projeto visa tornar mais prático e organizado o trabalho relacionado ao NAPNE e ao preenchimento da documentação PEI, além de gerir de forma eficiente o acompanhamento de alunos com necessidades particulares.
A área de atuação do técnico em equipamentos biomédicos têm alavancado margens
surpreendentes no cenário nacional, atuando em parceria a engenharia biomédica e o
segmento posterior da engenharia clínica. Diante disso, o objetivo desse trabalho é pontuar as
atividades desenvolvidas no presente estágio realizado na empresa Clinservice - Gestão
Hospitalar localizada na cidade de Natal/RN,...
Este trabalho tem por finalidade descrever as atividades desempenhadas junto à equipe de engenharia clínica responsável pelo suporte, manutenção,
treinamento e gestão dos equipamentos médico hospitalares das unidades da Liga Contra o Câncer residentes na cidade de Natal/RN. A prática
profissional realizada sob contrato com a empresa Clinservice Gestão Hospitalar, em parceria com o Instituto...
Este relato consiste na minha experiência, juntamente com mais três colegas, como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ofertado pelo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) do campus Ceará-Mirim. Tendo como supervisora Kaline Juliana Silva do Nascimento, professora do IFRN/CM e coordenador Jefferson Alexandre...
O projeto de desenvolvimento de jogo Eye-Sore segue uma metodologia estruturada para criar uma experiência única, baseada na ideia de interagir e observar o mesmo ambiente de diferentes visões. Sua relevância reside na busca pela criação de um jogo divertido no gênero Puzzle, desafiando os jogadores a enxergar o mundo do jogo sob perspectivas distintas e combinando narrativa envolvente com...
R E S U M O
O presente artigo descreve como foi desenvolvido o trabalho acadêmico na disciplina
de Língua Portuguesa e Literatura, que tinha como foco a análise de textos sobre
matérias de feminicídio nos jornais. O objetivo do trabalho era examinar e descobrir os
diferentes recursos linguísticos utilizados por alguns jornalistas durante a elaboração
dessas matérias tendenciosas sobre...
R E S U M O
O feminicídio é uma realidade que tem se tornado cada vez mais frequente e tem aumentado o número de casos. Os principais veículos de comunicação, tais como jornais, televisão e internet, possuem uma grande relevância na disseminação de informações. Eles acabam por se tornar grandes agentes que influenciam até mesmo a formação de senso crítico, muitas dinâmicas sociais ganham...
Esse trabalho trata do processo de criação e desenvolvimento do projeto Goblin Slayer, um jogo de ação, aventura e exploração desenvolvido na engine Unity, com uma estética em pixel art e trilha sonora que utiliza de elementos orquestrais enfatizando a temática de fantasia medieval do mesmo. Goblin Slayer se passa em um universo fictício e conta a história de Sven, um jovem que é filho de um...
O projeto "Guia do Estudante” do Campus Ceará-Mirim - IFRN é uma iniciativa destinada a facilitar a vida dos estudantes dessa instituição de Ensino
Médio Técnico Integrado, Subsequente, Superior e Especialização, fornecendo informações e tutoriais abrangentes sobre as dúvidas mais comuns
relacionadas ao campus e aos sistemas que fazem parte da rotina do estudante, como por exemplo SADHI e...
Projeto Estrelas
Historyred: desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem para o ensino de história.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) é uma instituição de ensino reconhecida por sua abordagem na área da educação profissional e tecnológica. Com 22 campi e uma reitoria, o IFRN-Campus Ceará-Mirim é um dos 22 campi da instituição. No entanto, esse campus enfrenta desafios relacionados à irrigação de suas extensas áreas verdes, o que demanda muito...
Este projeto de pesquisa visa exibir o potencial dos jogos digitais como ferramenta de conscientização a respeito de sustentabilidade e transformação global, conectando-se com alguns objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o ano de 2030, tendo como propósito principal investigar de que forma os jogos digitais são eficazes para promover mundialmente a educação...
Neste documento encontra-se todo o processo de elaboração do jogo Magush, um jogo em top down, do gênero ação e aventura produzido na engine Unity, utilizando-se gráficos em pixel art, tendo a exploração e autonomia como um fator determinante que interfere diretamente no aprendizado e desempenho do jogador. Magush relata toda a história de Tyer, um aluno que enfrentará os desafios da escola...
Manawa é um projeto integrador com a meta principal de desenvolver um jogo altamente envolvente, que entrelaça elementos de ficção científica e viagens no tempo aos grandes marcos da história humana. Essa mescla entre a imaginação da ficção científica e a realidade é apresentada de maneira cativante e humorística, infundindo criatividade em cada aspecto do jogo, onde além de proporcionar...
Este projeto, desenvolvido no âmbito do NEPP do Campus IFRN Ceará-Mirim, tem como objetivo primordial aprimorar a infraestrutura tecnológica da Escola Estadual Imaculada Conceição, visando aprimorar, de forma geral, a qualidade da educação. Inicialmente, foi realizada uma triagem dos computadores para identificar os que necessitavam de manutenção, seguida de intervenções como troca de peças e...
Mind Colors trata-se de um jogo no estilo RPG (Rolling-play Game) reflexivo de auto descoberta com objetivo didático, elaborado na Unity Engine. O jogo, ambientado em uma casa, que manifesta o subconsciente do protagonista, tem como base a psicologia e simbologia das cores com os sentimentos, representando assim os traumas e sentimentos que o protagonista irá interagir no decorrer da trama.
A aplicação de atividades práticas experimentais, quer aplicada em laboratórios especializados, quer adaptadas para a sala de aula, podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas como a organização e manejo de dados experimentais, contribuindo para além do conteúdo, mas também para observação e entendimento do método científico, formulação de hipóteses e aplicação à sua realidade...
R E S U M O
A pesquisa busca analisar e responder questões como: “As obras devem ser adequadas ou excluídas do acervo de literatura infantil brasileira? ”,“ Qual é o carácter de Monteiro Lobato em relação à sua posição neste grupo?”. Nos reunimos diversas vezes para organizar essas questões e pesquisar, consultar e ler outras fontes para encontrar a melhor forma de responder e resolver essa...
Resumo
A literatura é essencial para a alfabetização da população, visto que desde a educação infantil é ensinado o hábito da leitura, muitas obras têm um papel importante nesse processo da educação. Monteiro Lobato e suas obras mantém até os dias atuais um legado na educação infantil, sua coleção mais famosa “Sítio do Picapau Amarelo”, teve sua primeira edição lançada em 1921. Mas,...
Este trabalho tem como objetivo apresentar a primeira etapa do Projeto de Pesquisa vinculado ao IFRN intitulado “Mulheres na Matemática: a inserção e a permanência nas licenciaturas em Matemática do IFRN”. O referido projeto tem como objetivo discutir a inserção e a permanência de mulheres nas licenciaturas em matemática, a partir da análise dos dados de ingressantes e de egressos nos cursos...
O crescente papel da Tecnologia da Informação (TI) no mercado de trabalho é inegável, contudo, há uma notável desigualdade de gênero nessa área. Este desequilíbrio persiste, apesar das mulheres representarem a maioria da população mundial e muitas vezes terem níveis de educação formal igual ou superior aos homens. Na TI, essa desigualdade é ainda mais evidente, com as mulheres sendo uma...
Naiá e a Floresta Encantada tem como seu objetivo promover visibilidade ao folclore brasileiro, uma vez que, esse aspecto da cultura possui escassa representatividade no mundo dos jogos digitais. Sob esse viés, Naiá foi inspirada em uma das lendas mais conhecidas popularmente, a lenda da vitória-régia, com função de transmitir a valorização da cultura, disseminando o conhecimento sobre o...
O Nutri IF, um sistema de informação formal desenvolvido para atender às necessidades do campus Ceará-mirim do IFRN, trouxe melhorias significativas na administração do refeitório. Ao adotar a Metodologia Ágil e tecnologias de ponta, o projeto introduziu eficiência, segurança de dados e uma experiência de usuário excepcional. A transição do sistema informal para o formal resultou em controle...
O gerenciamento da merenda escolar em instituições de ensino tem sido marcado por desafios consideráveis devido ao excessivo uso de documentos em papel. Como resposta a essa problemática, o presente projeto foi desenvolvido como um inovador software web que simplifica e moderniza o processo de gestão de estoques de alimentos. Essa solução prática não apenas aprimora a eficiência e a rapidez...
R E S U M O
Agatha Christie foi uma escritora que nasceu na Inglaterra no dia 15 de novembro de 1890. Era filha do americano Frederick Miller e da inglesa Clara. De família rica, Agatha estudou em casa com diversos professores particulares e é conhecida também como " A rainha do crime" por causa dos seus livros, os quais chegaram a marca de bilhões de cópias vendidas ficando apenas atrás...
O Laboratório de Ensino de Matemática é um espaço de aprendizagem, que promove a
realização de atividades de pesquisa, de ensino e de extensão na formação de professores de
Matemática, além de promover a interdisciplinaridade entre a Matemática e outras disciplinas.
Como objetivo de pesquisa, nos propusemos a investigar contribuições do uso do Laboratório
de Ensino de Matemática do IFRN/CM...
Embora diariamente hajam ocorrências de itens perdidos em suas dependências, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus São Paulo do Potengi, não possui um sistema de software que auxilie os setores da COADES e o grêmio estudantil a localizar os donos dos pertences achados/perdidos no campus. Dessa forma, o objetivo deste projeto é criar um sistema...
Este projeto é resultado de uma colaboração com o NEABÍ/CM (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRN Campus Ceará-Mirim). O objetivo fundamental deste projeto é ampliar o reconhecimento das atividades desse núcleo e aprofundar a compreensão das iniciativas que ele promove. Além disso, o projeto visa a criação de um ambiente virtual acolhedor, onde os estudantes do campus possam...
R E S U M O
A pesquisa aborda o tema “Liberdade de Expressão x Censura na Literatura” e tem como objetivo principal identificar até onde pode-se usar a liberdade de expressão na literatura, isto é, sem ferir, desrespeitar ou insultar qualquer pessoa, e se a censura pode ser aplicada como uma forma de impor limites em obras consideradas ofensivas ou inadequadas. Levantar estas questões é...
A amostra de estatística com a temática "Marvel vs DC" realizada no IFRN Campus São Paulo do Potengi abordou a comparação entre Marvel e DC Comics, duas das maiores empresas de histórias em quadrinhos do mundo. A pesquisa teve como objetivo principal investigar a preferência dos alunos e público externo sobre a produtora de cinema que apresenta melhores aspectos como CGI, filmes, franquias e...
Proposta de trabalho para comunicação oral.
O projeto Accountability no Cartão Corporativo é uma iniciativa que busca analisar e avaliar os gastos associados ao cartão corporativo federal, com ênfase em seus usuários, valores utilizados e empresas beneficiadas. Este projeto tem como público-alvo a população brasileira em geral e surge como resposta a um problema político evidente vivenciado no Brasil recentemente, onde muitos cidadãos...
O objetivo do presente trabalho é trazer o relato de experiencia durante o projeto ALICERCE na perspectiva de investigar os pontos positivos e negativos durante a aplicação do projeto, afim de possibilitar reflexão acerca do fazer docente e possíveis ajustes necessários para um melhor desenvolvimento do mesmo. Com base no relato de experiencia foi possível observar a importância do projeto,...
Os gases medicinais no Brasil são componentes vitais para diversos procedimentos médicos, com destaque para o setor cirúrgico. Regulamentados pela ANVISA, esses gases, como o óxido nitroso medicinal, o gás oxigênio e ar comprimido medicinal, possuem propriedades específicas e são essenciais em contextos clínicos. No entanto, a gestão adequada desses insumos é desafiadora, dada a especialização...
O conhecimento sobre prevenção e combate a incêndio é de grande importância nos prédios públicos, uma vez que, além da exigência de equipamentos específicos a serem usados no combate ao incêndio, também é fundamental que as pessoas inseridas no contexto do local recebam treinamento quanto ao manuseio desses equipamentos. Dessa forma, esse projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar as...
Este documento tem como objetivo apresentar as premissas e justificativas que baseiam o processo em andamento do projeto de jogo Purple Revenge. O projeto constitui-se no desenvolvimento de um jogo que tem como objetivo criar um ambiente de fantasia situado na época medieval cujo qual visa a diversão e a imersão de um jogador casual ou entusiasta do mundo medieval. A partir disso, discorre-se...
O constante desenvolvimento tecnológico transforma a vida das pessoas e agrega diversos benefícios para as atividades do dia-dia. Apesar disso, há também relevantes desvantagens, dentre as quais está o incremento da desigualdade social devido às significativas diferenças de oportunidades em relação a aquisição de conhecimento tecnológico e desenvolvimento de habilidades nessa área. Dessa...
O jogo digital "Queda Livre" aborda de forma central os temas da depressão e ansiedade, visando sensibilizar os jogadores para a importância da assistência e compreensão em relação a esses transtornos. A protagonista, Winter, de 17 anos, enfrenta uma jornada para confrontar suas angústias e seus próprios inimigos, terminando em um confronto final contra a morte. O design do jogo busca a...
O presente relato tem como objetivo socializar as contribuições do PIBID na formação docente, inicial, a partir das experiências desenvolvidas por um bolsista do PIBID, estudantes de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo na cidade de Ceará-Mirim/RN, sobre algumas das atividades elaboradas para...
O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar as atividades desenvolvidas pela empresa de Gestão em Tecnologia para a Saúde, a GESTEC, juntamente com o setor de Engenharia do Hospital Memorial São Francisco, o qual se localiza no bairro Tirol, em Natal/RN, tendo como intuito evidenciar a importância do gerenciamento dos Equipamentos Médicos-Hospitalares e da realização de...
Esse relatório foi criado para expressar a experiência do monitor na matéria de equipamentos Biomédicos do campus Ceará-mirim,mostrando suas experiências,desafios e aprendizados, adquiridos dentro e fora de sala de aula,além de demostrar quantitativamente a satisfação dos alunos em relação ao programa de monitoria,além de criar uma apostila de material didático para ser usado como auxílio em...
Este trabalho possui experiências vivenciadas pelas alunas do curso Técnico em Equipamentos Biomédicos no Hospital Universitário Onofre Lopes .
O referente trabalho trata-se de uma pesquisa na qual foi apresentada na Vl amostra de estática ocorrida no IFRN campus São Paulo do Potengi, que tem como tema "Relembrando momentos nostálgicos", onde escolhemos desenhos que possivelmente fizeram parte da infância de muitas pessoas, em que o público deveria escolher os desenhos que marcaram a sua infância e falar o motivo pelo qual o escolheu....
R E S U M O
O presente artigo visa analisar o impacto da transfobia na esfera política brasileira e como esse preconceito inviabiliza a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária. Além disso, debater o papel das tecnologias, com foco nas redes sociais, na luta contra a transfobia e outras formas de preconceito e como elas são instrumentos para propagação de discursos de...
R E S U M O
O Estágio Técnico, no âmbito do IFRN, integra a grade curricular dos cursos técnicos de nível médio e tem como intenção promover o primeiro contato do aluno com o universo laboral. Tem-se como objetivo, por meio deste relatório, realizar uma análise descritiva da
prática profissional na empresa clinservice e três hospitais vinculados à Liga contra o Câncer.
As atividades -...
A inteligência artificial é um campo de estudo que vem ganhando força ao longo dos anos, e tem o objetivo de fazer com que máquinas consigam realizar raciocínio lógico de maneira eficiente. Os sistemas baseados em IA são projetados para executar tarefas que, normalmente, exigiriam inteligência humana. Essas tarefas podem incluir o processamento de resolução de problemas complexos, aprendizado,...
Realizamos uma pesquisa sobre a qualidade da saúde, nos municípios que fazem parte da comunidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a qual estávamos vivenciando o fim da pandemia, fora do IFRN. Onde o Instituto teria sido essencial na prevenção do vírus. A pesquisa tinha como finalidade a “Mostra de Estatística”, refletimos muito sobre o...
Relatos sobre a análise da necessidade de guias práticos para a utilização de Equipamentos Biomédicos no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes.
Neste projeto é abordado um sistema de irrigação automática de plantas de pequeno porte, que visa contribuir com a eficiência hídrica e o uso racional da água . No projeto foram adotados os sensores de umidade e temperatura do solo, e para o desenvolvimento do projeto foi utilizado uma placa microcontroladora arduino, que recebe as informações fornecidas pelos sensores de umidade e temperatura...
Em detrimento do alto índice de produção de resíduos e a falta de conhecimento ambiental, o descarte acaba sendo incorreto e, com isso, prejudicando de forma ativa o meio ambiente, favorecendo ainda mais para com o desequilíbrio ambiental. Entre todos os resíduos descartados de forma incorreta, destaca-se, principalmente, aqueles que possuem potencial de reciclagem e que poderiam gerar a renda...
Este documento tem como propósito apresentar o processo completo de desenvolvimento
do projeto de jogo Sorcerer 's Awakening (SOAW), que pertence ao gênero Plataforma e ao
subgênero de Metroidvania. Desenvolvido na engine Unity, o jogo adota um estilo em
Pixel Art e incorpora sons 8-bit. O objetivo deste projeto é permitir que o jogador
compreenda, de maneira descontraída, interessante e...
"The Journey of Audrey" é um jogo de plataforma 2D que combina ação e aventura, desenvolvido na engine Unity e caracterizado por gráficos vetorizados com um estilo cartoon. A trama segue a jornada de Audrey, em busca de vingança contra os monstros responsáveis pela destruição de seu reino. O projeto foi concebido com o propósito de desafiar os estereótipos tradicionalmente associados às...
O jogo "The Zoio" é um emocionante jogo de corrida infinita projetado para computador. Neste jogo, os jogadores assumem o papel de Zóio, um personagem que, após um acidente, se transforma em um olho consciente e se encontra aprisionado no castelo de uma bruxa. A metodologia aplicada neste projeto de desenvolvimento de jogo foi em grande parte de feita por iterações de curto prazo, pequenas...
Ao longo dos anos, a degradação ao meio ambiente vem se tornando cada vez mais problemática em resultado das ações humanas pela busca incessante da valorização no mercado capitalista e consumidor. Nota-se, principalmente, que a falha na aplicação de educação ambiental no meio social é um dos fatores determinantes para que essa situação tenha tomado as proporções alarmantes que vemos na...
Nos dias atuais, a gestão eficaz de dados e informações é fundamental em diversas esferas da sociedade, desde a administração de empresas até a análise de processos complexos. Nesse contexto, a tecnologia desempenha um papel crucial na disponibilização e interpretação dessas informações. Uma interface gráfica que apresenta dados de forma visualmente compreensível, permitindo aos usuários...
Dentro deste documento, estão registradas todas as etapas e ideias que moldaram o processo de criação do jogo "Um Lugar Escuro". Este é um jogo em 2D, produzido na engine Unity que abraça temas de agilidade, aventura, compreensão e motivação. As artes do jogo são feitas em pixel art através do software Aseprite e seu visual é todo montado com o intuito de simular um ambiente sombrio e vazio,...
O projeto Unlocker tem como foco e relevância proporcionar um maior controle de acesso às salas, bem como tornar mais prático e ágil o acesso a essas salas. O projeto segue as seguintes metodologias e referenciais teóricos: Scrum, onde a equipe recebe determinadas tarefas que devem ser concluídas em certo prazo (esse prazo é denominado Sprint); Kanban, que utiliza aspectos visuais para situar...
Este projeto trata - se da produção de um nanossatélite do tipo CubeSat com objetivo de monitorar inundações, enchentes, cheias e alagamentos em cidades do RN que foi pensado inicialmente para participação na Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT),mas, que estamos dando continuidade por ter sido bem avaliado pela banca de avaliadores da olimpíada e ser um projeto viável que pode ser posto...
Discussão a respeito da forma como a mídia notícia o assassinato de mulheres por seus companheiros