Palestrante
Descrição
O ensino médio brasileiro vem sendo desenvolvido, desde 1996, sob diferentes formas de organização, entre as quais ensino médio propedêutico diurno; ensino médio propedêutico noturno; ensino médio inovador; ensino médio integrado à educação profissional; e ensino médio normal, sendo ofertado nas esferas pública e privada. Em 2017, o Governo Federal propôs, por meio da Lei nº 13.415/2017, uma reforma para essa etapa educacional, denominada de Novo Ensino Médio. O objetivo desta pesquisa é analisar as especificidades da Lei nº 13.415/2017 e as orientações emanadas do MEC, para a implantação da reforma do ensino médio no Brasil. A metodologia, de abordagem qualitativa, é sustentada por pesquisas bibliográfica e documental. O resultado do estudo permitiu identificar duas forças opostas na disputa pela definição da política de reformulação do ensino médio: de um lado, os que defendem a instituição da desigualdade educacional para a juventude, consubstanciada na redução da carga horária de formação geral básica e nos itinerários formativos e, de outro, aqueles que defendem uma educação humanística ampla para a classe trabalhadora, mediante a oferta do ensino médio integrado.
Palavras-chave: Novo Ensino Médio, Curricularização, Formação Humana Integral.