Palestrantes
Descrição
O ensino médio brasileiro, historicamente, é palco de disputas, tanto em relação à sua identidade quanto no que se refere à concepção de formação da juventude. Diante disso, o objetivo deste trabalho é compreender a gênese da atual reforma do ensino médio promovida pela Lei nº13.415/2017. Metodologicamente, a pesquisa tem abordagem qualitativa, apoiada por pesquisa bibliográfica, a partir de autores que discutem a temática, tais como Moura e Lima Filho (2017), Silva e Sheiber (2017) e Siqueira, Fagundes e Silva (2023), entre outros e por pesquisa documental, envolvendo a legislação pertinente. Realizou-se levantamento consistente de dados sobre a gênese da reforma do ensino médio, desde os primeiros passos, em 2012, até a sua efetivação, em 2017; e analisou-se o conjunto de dados coletados. Os resultados demonstram que a reforma do ensino médio implica em diversos impactos na curricularização; reduz a carga horária de formação geral básica; e vincula a formação da juventude ao mercado de trabalho.
Palavras-chave: Reforma do ensino médio, Projeto de Lei 6.840/2013, Lei nº 13.415/2017.