20 – 24 de nov. de 2023
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

A gênese da Reforma do Ensino Médio

Não agendado
1m
IFRN campus Ceará-Mirim

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Poster Educação

Palestrantes

Mateus Levy Basilio de Macedo (IFRN - CNAT) Vitória Lima de Andrade (IFRN-CNAT)

Descrição

O ensino médio brasileiro, historicamente, é palco de disputas, tanto em relação à sua identidade quanto no que se refere à concepção de formação da juventude. Diante disso, o objetivo deste trabalho é compreender a gênese da atual reforma do ensino médio promovida pela Lei nº13.415/2017. Metodologicamente, a pesquisa tem abordagem qualitativa, apoiada por pesquisa bibliográfica, a partir de autores que discutem a temática, tais como Moura e Lima Filho (2017), Silva e Sheiber (2017) e Siqueira, Fagundes e Silva (2023), entre outros e por pesquisa documental, envolvendo a legislação pertinente. Realizou-se levantamento consistente de dados sobre a gênese da reforma do ensino médio, desde os primeiros passos, em 2012, até a sua efetivação, em 2017; e analisou-se o conjunto de dados coletados. Os resultados demonstram que a reforma do ensino médio implica em diversos impactos na curricularização; reduz a carga horária de formação geral básica; e vincula a formação da juventude ao mercado de trabalho.

Palavras-chave: Reforma do ensino médio, Projeto de Lei 6.840/2013, Lei nº 13.415/2017.

Autores primários

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