Palestrante
Descrição
Este trabalho tem como objetivo apresentar a primeira etapa do Projeto de Pesquisa vinculado ao IFRN intitulado “Mulheres na Matemática: a inserção e a permanência nas licenciaturas em Matemática do IFRN”. O referido projeto tem como objetivo discutir a inserção e a permanência de mulheres nas licenciaturas em matemática, a partir da análise dos dados de ingressantes e de egressos nos cursos da licenciatura do IFRN. Desse modo, esse trabalho assume um caráter descritivo e exploratório, de cunho bibliográfico e documental (GIL, 2008). O referencial teórico que norteou a construção deste trabalho baseia-se, sobretudo, nas contribuições de Guacira Louro (2002, 2013), Jane Soares Almeida (1998), Gillyane Santos (2022), autoras que discutem questões relativas à História das Mulheres, às mulheres na docência e questões de gênero. Destacamos a história recente da criação das licenciaturas em matemática em cidades do interior do Estado do Rio Grande do Norte e as possibilidades advindas dessa oferta. A partir do desenvolvimento da pesquisa, ressaltamos a relevância de estudos que contemplem e ampliem as discussões sobre a participação das mulheres na matemática, bem como as suas contribuições para o desenvolvimento científico.
| É prática profissional desenvolvida no IFRN campus Ceará-Mirim? | Não |
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