Palestrante
Descrição
A aplicação de atividades práticas experimentais, quer aplicada em laboratórios especializados, quer adaptadas para a sala de aula, podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas como a organização e manejo de dados experimentais, contribuindo para além do conteúdo, mas também para observação e entendimento do método científico, formulação de hipóteses e aplicação à sua realidade (DUARTE, 2012). Sendo assim, esse trabalho tem como alvo verificar a viabilidade de uma atividade prática de eletroforese de baixo custo e simplicidade operacional, e que possa ser utilizada em aulas de Biofísica para aplicação de conceitos de potencial elétrico, corrente elétrica e campo elétrico. Para a realização dos ensaios foram utilizados recipientes adaptados em plástico e acrílico para preparo do gel de corrida e também como cuba eletroforética. Para o preparo das matrizes foram utilizados ágar-ágar a 1% e gelatina incolor comercial. Além disso, eletrodos adaptados de grafite foram acoplados a uma fonte já disponível no laboratório. Os resultados mostraram a eficácia da adaptação das matrizes e do sistema eletroforético para a realização da aula e o tempo total de 3h foi necessário para o preparo do material e aplicação do experimento na disciplina. Assim, podemos concluir que o presente estudo demonstrou a efetividade da aplicação das adaptações das matrizes e do sistema eletroforético para aula prática na disciplina de Biofísica.
| É prática profissional desenvolvida no IFRN campus Ceará-Mirim? | Não |
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