20 – 24 de nov. de 2023
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO BOLSISTA PIBID LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL INTERVENTOR UBALDO BEZERRA DE MELO

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Relato de experiência Educação Matemática

Palestrante

Mateus Avelino da Silva

Descrição

O presente relato tem como objetivo socializar as contribuições do PIBID na formação docente, inicial, a partir das experiências desenvolvidas por um bolsista do PIBID, estudantes de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo na cidade de Ceará-Mirim/RN, sobre algumas das atividades elaboradas para as turmas do segundo e terceiro ano do ensino médio, aplicadas com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos alunos referentes ao conteúdo visto com o professor responsável em sala de aula e acreditando na importância da experiência no processo de formação de professores. O projeto PIBID está sendo construtivo para minha formação por oferecer uma aproximação com a realidade escolar, onde se é possível observar os desafios enfrentados na escola, podendo participar do processo de aprendizagem e planejamentos de aulas, onde observo quais práticas funcionam melhor. O PIBID trouxe extrema relevância ao trabalho em grupo, junto aos demais colegas bolsistas, pois o planejamento coletivo e de forma interdisciplinar é uma forma de transpor as limitações impostas à carreira docente. Atuação neste projeto, se tornou visível a importância do mesmo, pois além de incentivar a iniciação à docência, onde houve uma proximidade da escola e universidade, contribuiu significativamente para a formação docente, proporcionando colocar a teoria aprendida na universidade em prática vivenciando a dinâmica e rotina escolar, esta experiência proporciona buscar por soluções encontradas no cotidiano escolar da rede pública, o que traz uma associação indispensável entre teoria e prática, para a construção da identidade, enquanto profissional da educação.

É prática profissional desenvolvida no IFRN campus Ceará-Mirim? Não

Autor primário

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais