Palestrantes
Descrição
Este trabalho tem como objetivo desenvolver a aprendizagem da operação básica, a divisão dos números racionais, por meio do jogo Ludo Division. O jogo foi desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sendo aplicado no projeto alicerce, que consiste em uma turma com alunos dos primeiros anos do ensino médio do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Ceará-Mirim. A proposta é tornar o aluno o protagonista, mostrando sua capacidade de cálculo mental, desenvolvendo ainda mais o seu raciocínio lógico, dado que o jogo é composto por perguntas de três níveis diferentes, sendo eles: bronze, prata e ouro. O acerto das perguntas concede determinados avanços de casas, a de ouro concede três casas, a de prata duas casas e a de bronze uma casa. Observou-se ao decorrer da atividade avanços significativos, como por exemplo a evolução do cálculo das de maiores dificuldades. Ao decorrer da partida o jogo foi tornando-se cada vez mais envolvente, aqueles que tinham mais facilidade na operação ajudavam os que apresentavam dificuldades e todos vibravam com o avanço dos demais. Portanto, evidenciou-se que os alunos foram demonstrando evolução pela a ajuda dos colegas como pela dinâmica do jogo.
| É prática profissional desenvolvida no IFRN campus Ceará-Mirim? | Sim |
|---|