Palestrantes
Descrição
O presente artigo tem como objetivo apresentar que a utilização do material dourado pode ser útil e estratégico para a revisão das quatro operações básicas, no projeto alicerce. O Alicerce foi criado com o intuito de fornecer uma base matemática aos alunos do ensino médio integrado, realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID, Subprojeto Licenciatura em Matemática. É uma pesquisa de cunho qualitativo e observada, desenvolvida com alunos do Ensino Médio Integrado do IFRN Ceará-Mirim. O material dourado é utilizado principalmente nas séries iniciais do ensino básico para apresentar quantidades e manipulação de números pelas crianças, tendo as relações numéricas de forma abstrata, passando a ser de forma concreta e de maior compreensão. No projeto alicerce para uma atividade de revisão das quatro operações, foi utilizado pelos alunos com o objetivo de responder algumas questões. Essa atividade fez o aluno revisar a matemática, conhecer o material dourado e manipular números a partir da necessidade de calcular. A partir disso, os alunos foram instruídos a responder algumas questões de matemática das quatro operações básicas sem o uso de calculadora e com o auxílio do material dourado. Sendo essa prática orientada e acompanhada pelos bolsistas, como um momento lúdico fora da rotina de atividades mecânicas da sala de aula.
| É prática profissional desenvolvida no IFRN campus Ceará-Mirim? | Sim |
|---|