Descrição
Resumo — O ensino de Matemática na Educação Básica vai além da aquisição de conhecimentos relacionados à lógica e aos cálculos algébricos, buscando também desenvolver habilidades que os alunos possam aplicar no exercício da cidadania e no mundo do trabalho. Esse ensino proporciona ferramentas para que os estudantes analisem situações de forma crítica e consciente. Nesse contexto, a Educação Financeira configura-se como um tema transversal, com o objetivo de capacitar os alunos para uma gestão consciente e responsável de recursos financeiros. Com base nisso, desenvolveu-se o projeto de extensão “Promovendo a Educação Financeira”, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Ceará-Mirim. O projeto busca capacitar os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo por meio de três encontros, cada um seguido de uma atividade avaliativa para verificar a assimilação dos conteúdos programáticos. Este trabalho tem como objetivo identificar a aprendizagem dos alunos no primeiro encontro, cujo tema foi “Introdução à Educação Financeira”, abordando conteúdos de Juros Simples e Juros Compostos. Por meio do Estudo de Caso, serão analisadas as respostas dos alunos nas atividades realizadas, a fim de avaliar a compreensão do conteúdo e a eficácia da abordagem adotada. Essa análise permitirá uma reflexão sobre a práxis docente, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave — Educação Financeira, Juros Simples, Juros Compostos, Matemática Financeira, Projeto de Extensão.
É um RPP ou TCC (trabalho de conclusão de curso) | Não é RPP nem TCC |
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Nome completo da Orientadora ou Orientador | Sylvester Stallone Pereira de Azevedo |