Palestrante
Descrição
Este projeto pedagógico inovador visa integrar conceitos de matemática com a biodiversidade dos biomas brasileiros, utilizando a cultura geek, especialmente os animes "Naruto Shippuden" e o jogo "Pokémon Trading Card Game (TCG)". O objetivo é tornar o aprendizado mais envolvente e significativo para os alunos do ensino médio, ao mesmo tempo em que promove a conscientização ambiental.
Na primeira parte do projeto, intitulada "Minato vs Tobi: uma análise geométrica em cenário amazônico", os alunos analisam o episódio 248 de "Naruto Shippuden". A atividade envolve a criação de um mapa bidimensional da Amazônia, onde a vila de Konoha está localizada. Os estudantes calculam a área destruída durante a batalha entre Minato e Tobi, bem como o volume de esferas Bijuu Dama e Rasengan. Além disso, mapeiam os deslocamentos de Minato usando Hiraishin, promovendo a compreensão de conceitos geométricos e espaciais.
A segunda parte do projeto, "Card Game Matemático: os Pokémons da Amazônia Azul", utiliza o Pokémon TCG para ensinar matemática aplicada aos biomas marinhos. Os alunos conhecem diferentes animais aquáticos da Amazônia Azul, cada um representado em cartas que possuem habilidades matemáticas específicas. As atividades incluem a resolução de problemas ambientais, como a destruição de habitats marinhos por plataformas de petróleo, através de operações matemáticas e uso estratégico das cartas Pokémon.
A metodologia do projeto promove a aprendizagem ativa e colaborativa, estimulando discussões em grupo e a aplicação prática dos conceitos matemáticos em contextos ambientais. Os resultados esperados incluem uma maior motivação dos alunos, melhoria na compreensão de matemática e aumento da conscientização sobre a importância da conservação dos biomas brasileiros.
A combinação da cultura geek com temas ambientais e educacionais cria uma abordagem dinâmica e inovadora, tornando o aprendizado mais atrativo e relevante para os estudantes, além de destacar a importância da interdisciplinaridade no ensino.
Nome completo da Orientadora ou Orientador | Prof. Dr. Paulo Roberto Ferreira dos Santos Silva |
---|---|
É um RPP ou TCC (trabalho de conclusão de curso) | Não é RPP nem TCC |