Descrição
Este trabalho investiga o impacto da Robótica Educacional (RE) no processo de ensino-aprendizagem na Escola Estadual Professora Maria Nalva Xavier de Albuquerque, localizada na periferia da zona norte de Natal-RN. A metodologia utilizada no projeto Nikola Tesla se baseia em práticas pedagógicas inovadoras, com foco em Metodologias Ativas, como Aprendi-zagens Baseadas em Projetos, Problemas e Descobertas, e Au-las Expositivas Dialogadas. As atividades práticas, como a construção de brinquedos robóticos com materiais reciclados, são priorizadas em relação aos conteúdos teóricos, em uma abordagem de "lógica invertida". Os resultados demonstram avanços significativos nas competências dos alunos, incluindo observação, planejamento, habilidades motoras e capacidades inerentes ao método científico. O projeto também fomentou o interesse pelo reuso de materiais eletrônicos e aprimorou a compreensão de conceitos matemáticos, físico-químicos e sociais.
Nome completo da Orientadora ou Orientador | Ismael Barbosa de Souza |
---|---|
É um RPP ou TCC (trabalho de conclusão de curso) | Não é RPP nem TCC |