Descrição
O projeto "Paíson Code" é uma iniciativa voltada para o ensino de lógica de programação por meio de um jogo educacional desenvolvido em C# utilizando a Unity. O jogo tem como objetivo principal ensinar conceitos básicos de programação de forma acessível, interativa e divertida, especialmente para estudantes de escolas públicas em regiões de menor acesso à tecnologia, como o interior do Rio Grande do Norte. A proposta do jogo é integrar desafios relacionados à programação com um design minimalista e uma mecânica de gamificação baseada na movimentação de blocos e resolução de problemas. O método de ensino adotado combina teorias da psicologia educacional e os princípios de gamificação, buscando manter o engajamento dos alunos ao apresentar os conteúdos de forma gradual e lúdica, utilizando o formato de "minigames". Além disso, o jogo aplica a aprendizagem prática ao incentivar os estudantes a completar desafios, como a colocação correta de placas no jogo, correlacionando essas ações à programação. Referências de jogos como Duolingo e o uso de blocos de programação inspiram a dinâmica e a lógica do jogo. O projeto busca não apenas ensinar, mas também avaliar continuamente o progresso dos alunos, ajustando o conteúdo conforme necessário. Com a aplicação dos conceitos aprendidos durante o curso de forma prática no jogo, os estudantes têm a oportunidade de melhorar suas habilidades em lógica de programação, além de desenvolver habilidades cognitivas como resolução de problemas e pensamento crítico. A proposta se alinha com a transformação digital no ensino e pode ser expandida para outras regiões, promovendo uma educação mais inclusiva e tecnológica.
É um RPP ou TCC (trabalho de conclusão de curso) | É um RPP ou TCC |
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Nome completo da Orientadora ou Orientador | Priscilla Suene de Santana Nogueira Silverio |