Palestrantes
Descrição
O plágio, caracterizado pelo uso indevido de propriedade intelectual, ocorre em diferentes esferas comunicativas. No contexto acadêmico, especificamente, ele parte, muitas vezes, de sujeitos pouco experientes com as exigências do ensino superior, os quais copiam, parcial ou integralmente, textos alheios, comprometendo, assim, a sua própria autoria. Em função disso, mostra-se necessário investigar como os estudantes de graduação, que são sujeitos neófitos no ensino superior, compreendem o uso impróprio de materiais intelectuais. Partindo, então, dessa realidade, esta pesquisa tem como objetivo compartilhar os primeiros resultados do projeto “Ctrl c, Ctrl v: percepções do plágio acadêmico entre estudantes da licenciatura em Matemática, IFRN/Campus Ceará-Mirim”, selecionado pelo Edital n° 04/2024 – PROPI/RE/IFRN. Para tanto, apresentaremos uma análise dos questionários aplicados em turmas de graduação do Campus Ceará-Mirim, a fim de entender as percepções dos estudantes a respeito do plágio acadêmico. Nesse sentido, o estudo se justifica na medida em que oferece insumos para identificar as possíveis razões que levam graduandos a cometerem esse tipo de violação de integridade acadêmica. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa, situada na área da Linguística Aplicada, é um estudo de caso, cujos dados serão analisados qualiquantitativa. Do ponto de vista teórico, a presente investigação será subsidiada pelos estudos de letramento, com escopo no letramento acadêmico (Lillis, 1999; 2019; Lillis; Scot, 2007; Carlino, 2005; Street, 2010). Os dados gerados até o momento já são suficientes para a promoção de discussões sobre o plágio no ensino superior e, mais especificamente, sobre potenciais estratégias de divulgação e combate a essa prática antiética.
Nome completo da Orientadora ou Orientador | Dayveson Noberto da Costa Pereira |
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É um RPP ou TCC (trabalho de conclusão de curso) | Não é RPP nem TCC |