Descrição
O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar o desenvolvimento do Projeto Alicerce, elaborado e executado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto visa construir uma base sólida de conhecimentos matemáticos por meio de estratégias diversificadas, envolvendo desde atividades concretas, com a utilização de materiais manipuláveis, até atividades lógicas e abstratas. O Projeto Alicerce surgiu da necessidade de reforçar a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental, especialmente na área de Matemática, contribuindo para o aprimoramento do raciocínio lógico e da autonomia intelectual dos estudantes. A iniciativa foi criada como uma ação de apoio pedagógico e de extensão educacional, com o propósito de oferecer atividades diferenciadas que complementassem o ensino tradicional, relacionando os conteúdos com o cotidiano e com diferentes áreas do conhecimento. Os bolsistas do PIBID do núcleo da Escola Municipal Professora Adele de Oliveira utilizam o Projeto Alicerce como uma ferramenta de fortalecimento da base dos alunos, focando em conteúdos essenciais da estrutura do ensino básico e servindo como suporte constante no ambiente escolar. Além disso, o programa busca consolidar a aprendizagem básica dos estudantes, promovendo a recuperação das defasagens nos conteúdos matemáticos e incentivando o interesse pela disciplina. Dessa forma, o Projeto Alicerce contribui significativamente para o desenvolvimento educacional e para a formação integral dos alunos, atuando como um elo entre a teoria e a prática pedagógica.
| Nome completo do Orientador(a) | Manoel Amaro Minervino de Carvalho |
|---|---|
| Palavras chaves | Alicerce, PIBID, fortalecimento, ensino, aprendizagem. |
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |