1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

O projeto alicerce como reforço para base matemática no ensino fundamental

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Pôster Educação Matemática

Descrição

O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar o desenvolvimento do Projeto Alicerce, elaborado e executado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto visa construir uma base sólida de conhecimentos matemáticos por meio de estratégias diversificadas, envolvendo desde atividades concretas, com a utilização de materiais manipuláveis, até atividades lógicas e abstratas. O Projeto Alicerce surgiu da necessidade de reforçar a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental, especialmente na área de Matemática, contribuindo para o aprimoramento do raciocínio lógico e da autonomia intelectual dos estudantes. A iniciativa foi criada como uma ação de apoio pedagógico e de extensão educacional, com o propósito de oferecer atividades diferenciadas que complementassem o ensino tradicional, relacionando os conteúdos com o cotidiano e com diferentes áreas do conhecimento. Os bolsistas do PIBID do núcleo da Escola Municipal Professora Adele de Oliveira utilizam o Projeto Alicerce como uma ferramenta de fortalecimento da base dos alunos, focando em conteúdos essenciais da estrutura do ensino básico e servindo como suporte constante no ambiente escolar. Além disso, o programa busca consolidar a aprendizagem básica dos estudantes, promovendo a recuperação das defasagens nos conteúdos matemáticos e incentivando o interesse pela disciplina. Dessa forma, o Projeto Alicerce contribui significativamente para o desenvolvimento educacional e para a formação integral dos alunos, atuando como um elo entre a teoria e a prática pedagógica.

Nome completo do Orientador(a) Manoel Amaro Minervino de Carvalho
Palavras chaves Alicerce, PIBID, fortalecimento, ensino, aprendizagem.
Esse trabalho será utilizado como RPP? Não

Autores primários

Co-autores

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais