1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

Um relato da minha atuação como pibidiano no IF Ceará-Mirim: Compartilhando experiências para uma melhor formação.

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Comunicação Oral Educação Matemática

Descrição

O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) tem a função de ajudar na formação dos novos professores, dando a oportunidade do exercício de práticas docentes assistidas, além das concebidas na formação da graduação. Como bolsista desse programa e aluno da Licenciatura em Matemática do IFRN Campus Ceará-Mirim, atuo em seu próprio núcleo desde novembro de 2024, vivenciando um conjunto de experiências, as quais brevemente apresento a seguir. Em nosso grupo de trabalho, temos o objetivo de fomentar a nossa formação a partir do ensino, extensão e pesquisa, onde, em conjunto estamos auxiliando na formação em Matemática dos alunos do campus, atendendo às suas especificidades de um ensino médio integrado à formação técnica, a qual se diversifica entre três cursos distintos: Programação de Jogos Digitais, Equipamento BioMédicos e Informática. Para o prosseguimento de nossas atividades, nos organizamos em dois momentos metodológicos. O primeiro sendo o conjunto de nossas reuniões de coordenação e de núcleo, das quais partem o início de nossas práticas, e são nelas onde o planejamento, atividade motriz do PIBID, acontece. E o segundo é voltado à execução de nossas ações, dentre elas cito: pesquisas, estudos dirigidos, monitoria, práticas de ensino, práticas docentes e comunicações orais. Após quase um ano de projeto, é notório o auxílio do programa em minha formação com conhecimentos e práticas que ainda não tive em minha graduação ou que já ocorreram em perspectivas diferentes, me permitindo assim várias experiências com a devida orientação e supervisão. Também é perceptível que nossa presença na educação básica proporciona mais possibilidades, por exemplo: na aproximação aos alunos, num atendimento diversificado, e no reconhecimento das estruturas sociais, administrativas e pedagógicas que a compõem. Portanto, através deste relato espero poder contribuir com a formação de outros colegas de graduação, professores em exercício e demais membros da comunidade escolar, pois o PIBID é um exemplo que o compartilhamento de conhecimento com responsabilidade profissional e social gera mudança, da qual ainda tenho uma jornada a ser concluída e dela espero novos aprendizados, os quais seguirei compartilhando.

Palavras chaves PIBID; Formação docente; Matemática.
Nome completo do Orientador(a) Suzany Cecília da Silva Medeiros
Esse trabalho será utilizado como RPP? Não

Autor primário

Jhonata Santos Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Ceará-Mirim)

Co-autor

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais