1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

Projeto IFOCO na Escola Municipal Dr Augusto Meira: Relato de experiência de Pibidianos da Licenciatura em Matemática

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Comunicação Oral Educação Matemática

Descrição

O presente trabalho consiste em um relato de experiência desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com a Escola Municipal Doutor Augusto Meira, situada em Ceará-Mirim/RN. O projeto, intitulado IFOCO, teve como objetivo principal auxiliar os estudantes do 9º ano do ensino fundamental no processo de inserção no ensino médio integrado do IFRN, a partir da resolução e análise de provas anteriores do Exame de Seleção. As ações foram conduzidas pelas bolsistas do PIBID, sob orientação da supervisora da escola e da coordenação de área do subprojeto do referido campus, e envolveram aulas de reforço, revisões de conteúdos e momentos de diálogos sobre as expectativas e desafios dos alunos em relação à continuidade dos estudos. Como parte da avaliação das atividades, foi elaborado um questionário por meio de formulário digital, destinado a compreender as percepções dos participantes sobre o projeto. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação, segundo Gil. E tem como principais referenciais Pimenta, Tardif, Canteiro e entre outros. Ao longo do desenvolvimento, cerca de vinte alunos demonstraram interesse e participaram do grupo do projeto, distribuídos entre os turnos matutino e vespertino. Entretanto, a presença efetiva variou, sendo registrada uma média de cinco alunos no turno vespertino. Entre as principais dificuldades relatadas pelos estudantes, destacam-se: a falta de transporte; a ausência de alimentação garantida no contraturno e a dificuldade de conciliar o horário das atividades com outras responsabilidades. Apesar desses desafios, foi analisado que grande parte dos estudantes participantes avaliaram positivamente o apoio dos pibidianos e a importância dos materiais utilizados. A vivência proporcionada pelo projeto IFOCO demonstra a importância de ações de extensão e iniciação à docência que aproximem o ensino básico do ambiente institucional do IFRN, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática na formação docente. Além disso, o projeto contribuiu para despertar nos alunos da escola parceira o interesse por trajetórias acadêmicas e profissionais no ensino técnico.

Palavras chaves PIBID, Educação matemática, IFRN, IFOCO.
Nome completo do Orientador(a) Aldezia Gomes da Silva
Esse trabalho será utilizado como RPP? Não

Autores primários

Co-autor

Prof. Aldezia Gomes da Silva (Escola Municipal Dr Augusto Meira)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais