1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

Perspectivas Humanistas no Ensino de Matemática: mapeamento de teses e dissertações no Brasil entre 2015 e 2025

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Comunicação Oral Educação Matemática

Descrição

Este trabalho trata-se da revisão inicial da literatura que irá compor o Trabalho de Conclusão do curso de graduação em Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Ceará-Mirim, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Matemática. O objetivo principal da pesquisa é investigar como a Matemática Humanista e a Matemática Crítica são discutidas no campo da Educação Matemática e em relação ao ensino de matemática. Para isso, foi realizado um mapeamento de teses e dissertações brasileiras na base de dados da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando as palavras-chave: “Matemática Humanista”, “Ensino de Matemática” e “Educação Matemática”, no período de 2015 a 2025. Em que nos debruçaremos sobre a concepção de Matemática Humanista proposta pelos autores Alvin White, Reuben Hersh, Ubiratan D’Ambrosio e Carlos Mathias, que compreendem a matemática como uma atividade humana, em que o ensino tem o aluno como centro do processo de aprendizagem, considerando seu contexto social. Além disso, abordaremos o conceito de Matemática Crítica, que tem como meta central apresentar uma discussão sobre a matemática na perspectiva da consciência crítica e visa o desenvolvimento de uma educação que promova a emancipação humana, sendo Ole Skovsmose um dos principais estudiosos da área. Esta pesquisa se caracteriza como de natureza bibliográfica, segundo Antonio Carlos Gil, por fundamentar-se no mapeamento e análise de teses e dissertações já publicados sobre a temática. Os resultados iniciais, sinalizam que a Matemática Humanista tem apresentado um crescimento, ainda que recente, nas discussões, embora grande parte dos trabalhos utilize, com maior frequência, termos análogos, como Etnomatemática e Matemática Crítica. Portanto, com base nessas análises iniciais, percebe-se que a perspectiva humanista no ensino de Matemática ainda é um tema pouco explorado na literatura científica, o que evidencia a importância de aprofundar estudos nessa área.

Palavras chaves Matemática, Humanismo, Ensino e Crítica.
Esse trabalho será utilizado como RPP? Não
Nome completo do Orientador(a) Suzany Cecilia da Silva Medeiros
Nomo completo do Co-orientador(a) Gutenberg de Lima Marques

Autor primário

Maria Fátima Moreira Oliveira França (Aluna da licenciatura do IFRN Ceará-mirim)

Co-autores

Materiais de apresentação

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