Descrição
O presente trabalho aborda a utilização do jogo “ludo” adaptado como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem da matemática. O objetivo consiste em empregar essa ferramenta como suporte potencialmente lúdico no ensino das quatro operações básicas, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas a partir de conteúdos conceituais já trabalhados em sala de aula. Essa proposta busca integrar a ludicidade ao ensino da matemática, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo, além de instigar uma maior efetividade participativa dos discente envolvidos. A metodologia adotada baseou-se na aplicação do jogo “ludo” de forma observacional e interventiva, para analisar a desenvoltura dos discentes diante da problematização apresentada durante e após a atividade. A intervenção integrativa do jogo foi realizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID), com alunos das turmas do 6° ano do ensino fundamental II, de uma escola da rede pública de ensino do município de Ceará-Mirim. Os resultados obtidos indicaram uma maior efetividade no processo de aprendizagem das operações básicas, proporcionado experiências pedagógicas enriquecedoras. Assim como o aumento do interesse dos discentes nas resoluções das questões propostas. Constatou-se ainda que é, possível utilizar o jogo como estratégia metodológica para auxiliar no ensino e aprendizagem da matemática. Ademais, observaram-se melhorias significativas no domínio das operações básicas, aspecto essencial para a compreensão de conteúdos matemáticos mais complexos.
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |
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| Palavras chaves | PIBID, Ludo, Ensino de matemàtica. |
| Nome completo do Orientador(a) | Aldezia Gomes da Silva. |