Descrição
O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-Campus Ceará-Mirim (IFRN-CM), no projeto de ensino idealizado e executado pelos bolsistas do PIBID, juntamente com a supervisora de núcleo. Tal projeto, intitulado Hora de Aprender, foi planejado diante de observações feitas sobre os alunos do 1° ano do Ensino Médio do IFRN-CM, os quais apresentavam dificuldades na disciplina de Matemática I, muitas delas derivadas da falta de conteúdos de matemática fundamental e do exercício de revisão. A partir disso, nossa ação através do projeto é de colaborar no reforço da base matemática fundamental para que nossos alunos possam prosseguir melhor na sua formação matemática no Ensino Médio Integrado ao Técnico. O Hora de Aprender pode ser dividido em três momentos: o primeiro sendo o planejamento de nossas aulas com estudo dos conteúdos e criação de materiais, como listas de exercícios. O segundo momento corresponde aos encontros presenciais formativos, onde são dois por semana, com cada um tendo em média duas horas de duração; e o terceiro, uma análise contínua de resultados, discutidos no coletivo de trabalho entre bolsistas. Atualmente, com dois módulos concluídos e o terceiro em andamento, podemos perceber que os estudantes têm interesse no projeto, e como a sua formação em matemática ainda requer fortalecimento de conceitos fundamentais como divisão de números naturais e potenciação. Além disso, entende-se que o projeto contribuiu para uma melhor percepção sobre o conteúdo que atualmente estão ensinados no Ensino Médio. Contudo, dificuldades para permanência nas aulas existem, por exemplo, a falta de refeição e dificuldades ao acesso de transporte escolar público. Ademais, referente a nossa perspectiva como futuros docentes, o projeto nos proporciona um conjunto de práticas profissionais para nossa formação, permitindo uma aproximação com os alunos em um contexto organizado e supervisionado, sendo um contato relevante para a construção de identidade e habilidades da profissão. Portanto, acreditamos que iniciativas como essa descrita podem contribuir para uma melhor formação inicial de professores, proporcionando uma reflexão acerca das práticas educacionais e de seu impacto no ensino de qualidade de Matemática.
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |
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| Nome completo do Orientador(a) | Suzany Cécilia da Silva Medeiros |
| Palavras chaves | PIBID, Projeto, Matemática, Educação, Formação. |