1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

Ações do PIBID em Foco: Projeto de ensino Hora de Aprender

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Pôster Educação Matemática

Descrição

O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-Campus Ceará-Mirim (IFRN-CM), no projeto de ensino idealizado e executado pelos bolsistas do PIBID, juntamente com a supervisora de núcleo. Tal projeto, intitulado Hora de Aprender, foi planejado diante de observações feitas sobre os alunos do 1° ano do Ensino Médio do IFRN-CM, os quais apresentavam dificuldades na disciplina de Matemática I, muitas delas derivadas da falta de conteúdos de matemática fundamental e do exercício de revisão. A partir disso, nossa ação através do projeto é de colaborar no reforço da base matemática fundamental para que nossos alunos possam prosseguir melhor na sua formação matemática no Ensino Médio Integrado ao Técnico. O Hora de Aprender pode ser dividido em três momentos: o primeiro sendo o planejamento de nossas aulas com estudo dos conteúdos e criação de materiais, como listas de exercícios. O segundo momento corresponde aos encontros presenciais formativos, onde são dois por semana, com cada um tendo em média duas horas de duração; e o terceiro, uma análise contínua de resultados, discutidos no coletivo de trabalho entre bolsistas. Atualmente, com dois módulos concluídos e o terceiro em andamento, podemos perceber que os estudantes têm interesse no projeto, e como a sua formação em matemática ainda requer fortalecimento de conceitos fundamentais como divisão de números naturais e potenciação. Além disso, entende-se que o projeto contribuiu para uma melhor percepção sobre o conteúdo que atualmente estão ensinados no Ensino Médio. Contudo, dificuldades para permanência nas aulas existem, por exemplo, a falta de refeição e dificuldades ao acesso de transporte escolar público. Ademais, referente a nossa perspectiva como futuros docentes, o projeto nos proporciona um conjunto de práticas profissionais para nossa formação, permitindo uma aproximação com os alunos em um contexto organizado e supervisionado, sendo um contato relevante para a construção de identidade e habilidades da profissão. Portanto, acreditamos que iniciativas como essa descrita podem contribuir para uma melhor formação inicial de professores, proporcionando uma reflexão acerca das práticas educacionais e de seu impacto no ensino de qualidade de Matemática.

Esse trabalho será utilizado como RPP? Não
Nome completo do Orientador(a) Suzany Cécilia da Silva Medeiros
Palavras chaves PIBID, Projeto, Matemática, Educação, Formação.

Autores primários

Idawan Miranda dos Santos (IFRN CAMPUS CEARÁ-MIRIM) JOSE LUCAS OLIVEIRA DE LIMA Jaciene de Lima Farias Jhonata Santos Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Ceará-Mirim) Roberta Suassuna Barreto Ruan Gutemberg Gomes da Silva

Co-autor

Materiais de apresentação

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