Descrição
Este trabalho tem por finalidade apresentar experiências vivenciadas no âmbito da formação docente, enquanto participantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em atuação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Ceará-Mirim (IFRN/CM). Assim, ao pensarmos na formação inicial dos professores, podemos compreendê-la de diferentes maneiras, uma delas é aproximar o futuro docente da realidade da profissão desde os primeiros contatos na graduação, onde o estudante vivencia situações reais da prática educativa, passando a entender melhor a rotina da sala de aula, os desafios, as responsabilidades e, também, as possibilidades da docência. Nossa reflexão ancora-se principalmente nos trabalhos de Maurice Tardif e Selma Garrido Pimenta que apontam a prática nos primeiros momentos de formação como essencial para vincular o estudante de licenciatura à rotina e à diversificação de atividades profissionais, possibilitando ao licenciando articular teoria e prática, fortalecendo sua compreensão sobre o fazer pedagógico, bem como seu vínculo com as diversas dimensões da profissão. Assim, as experiências aqui relatadas serão desenvolvidas a partir do PIBID no Subprojeto de Matemática no IFRN/CM, bem como a relação do processo de formação docente em meio a pesquisa e a prática. O presente trabalho tem abordagem qualitativa e exploratória quanto a seus objetivos conforme concepções de Antonio Carlos Gil, pois se baseia nas experiências vivenciadas no âmbito do PIBID e na observação das práticas de ensino. Entre as ações realizadas, destaca-se o projeto “Hora de Aprender”, idealizado e conduzido pelos bolsistas do núcleo do PIBID no IFRN/CM, o qual começou as atividades em julho de 2025 e atualmente está em execução. O projeto, voltado para os alunos do 1º ano do Ensino Médio do campus, tem como objetivo principal reforçar conceitos básicos de Matemática e ajudar a superar dificuldades de aprendizagem. Os resultados evidenciam que essas atividades têm sido valiosas para a formação dos futuros professores. Ao se aproximarem da realidade escolar, os bolsistas desenvolvem habilidades pedagógicas, o que corrobora para suas identidades profissionais como docentes de Matemática. Essa vivência, aliada ao contato com a pesquisa e ao trabalho colaborativo com professores formadores, torna-se uma experiência enriquecedora e essencial para uma formação docente mais completa, crítica e construtiva.
| Palavras chaves | PIBID, Formação, Matemática, Ensino, Pesquisa. |
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| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |
| Nome completo do Orientador(a) | Suzany Cecilia da Silva Medeiros |