1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

Relato de experiência da construção do laboratório de pesquisa e ensino matemática.

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Comunicação Oral Educação Matemática

Descrição

A construção de um laboratório de pesquisa e ensino de matemática é uma importante experiência para alunos da licenciatura em matemática. Esse projeto foi realizado na Escola Municipal Dr. Júlio Gomes Senna, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Nessa perspectiva o nosso objetivo com essa pesquisa é expor as principais contribuições do laboratório de pesquisa e ensino de matemática, tanto para os discentes de licenciatura em matemática quanto para os alunos da educação básica. Para a realização do nosso estudo, consideramos de natureza qualitativa com o aspecto exploratório com intuito de compreender o efeito de nossas práticas educativas. Após a criação e inauguração do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Matemática, foi notada uma participação mais ativa por parte dos alunos, pois esse espaço proporcionou propostas diferentes para o ensino de matemática. Isso se dá devido à criação de materiais manipuláveis e visuais, que auxiliam na aplicação dos conteúdos matemáticos. Portanto, conclui-se que a implementação do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Matemática constituiu uma experiência significativa tanto para a formação docente dos bolsistas do PIBID quanto para o processo de aprendizagem dos alunos da escola. A vivência proporcionou a integração entre teoria e prática, favorecendo uma reflexão critica sobre a prática pedagógica e o desenvolvimento de metodologias ativas de ensino. Além disso, a criação do laboratório demonstrou o potencial de espaços educativos inovadores para despertar o interesse dos estudantes e promover uma aprendizagem mais dinâmica e participativa, reafirmando a importância do PIBID como política de valorização e fortalecimento da formação inicial de professores.

Esse trabalho será utilizado como RPP? Não
Nome completo do Orientador(a) Edson José Dantas Torres
Palavras chaves Matemática, ensino, educação, laboratório, PIBID

Autores primários

Co-autor

Prof. Edson José Dantas Torres (EM Dr. Julio Gomes Senna)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais