Descrição
A construção de um laboratório de pesquisa e ensino de matemática é uma importante experiência para alunos da licenciatura em matemática. Esse projeto foi realizado na Escola Municipal Dr. Júlio Gomes Senna, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Nessa perspectiva o nosso objetivo com essa pesquisa é expor as principais contribuições do laboratório de pesquisa e ensino de matemática, tanto para os discentes de licenciatura em matemática quanto para os alunos da educação básica. Para a realização do nosso estudo, consideramos de natureza qualitativa com o aspecto exploratório com intuito de compreender o efeito de nossas práticas educativas. Após a criação e inauguração do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Matemática, foi notada uma participação mais ativa por parte dos alunos, pois esse espaço proporcionou propostas diferentes para o ensino de matemática. Isso se dá devido à criação de materiais manipuláveis e visuais, que auxiliam na aplicação dos conteúdos matemáticos. Portanto, conclui-se que a implementação do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Matemática constituiu uma experiência significativa tanto para a formação docente dos bolsistas do PIBID quanto para o processo de aprendizagem dos alunos da escola. A vivência proporcionou a integração entre teoria e prática, favorecendo uma reflexão critica sobre a prática pedagógica e o desenvolvimento de metodologias ativas de ensino. Além disso, a criação do laboratório demonstrou o potencial de espaços educativos inovadores para despertar o interesse dos estudantes e promover uma aprendizagem mais dinâmica e participativa, reafirmando a importância do PIBID como política de valorização e fortalecimento da formação inicial de professores.
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |
|---|---|
| Nome completo do Orientador(a) | Edson José Dantas Torres |
| Palavras chaves | Matemática, ensino, educação, laboratório, PIBID |