1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

A Prática Formativa no PIBID: A Pesquisa na Construção do Saber Docente em Matemática no IFRN, Campus Ceará-Mirim

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Comunicação Oral Educação Matemática

Descrição

Como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do núcleo do IFRN, Campus Ceará-Mirim, participei de atividades formativas voltadas à observação e à prática docente. As ações desenvolvidas tiveram como objetivo compreender a importância do planejamento e da integração dos conteúdos matemáticos nas formações técnicas ofertadas pela instituição. Entre as atividades realizadas, destacam-se a apresentação das matrizes curriculares referentes às turmas dos segundos anos, o monitoramento em sala de aula e a participação no projeto “Hora de Aprender”. A análise das matrizes teve como propósito identificar onde os conteúdos de matemática estão presentes e de que forma são aplicados. No Curso de Equipamentos Biomédicos, por exemplo, a matemática é utilizada na álgebra e trigonometria para cálculos de componentes eletrônicos, nas leis da física (Ohm e Kirchhoff) para análise de circuitos e na interpretação de gráficos de sinais vitais, como o ECG. Já no Curso de Informática, a matemática está presente na lógica matemática para criação de algoritmos, na matemática discreta para o estudo de estruturas de dados e na álgebra relacional para organização e análise de informações. Minha primeira experiência direta com os alunos ocorreu durante as aulas ministradas pela supervisora de núcleo, professora Suzany Cecília, nas turmas dos segundos anos, com o conteúdo de trigonometria. O projeto “Hora de Aprender” teve como finalidade revisar conteúdos do ensino fundamental II, contribuindo para o reforço da aprendizagem dos estudantes. A participação nas atividades permitiu compreender a estrutura do trabalho docente e a importância da preparação pedagógica no processo educativo.

Nome completo do Orientador(a) Suzany Cecilia da Silva Medeiros
Esse trabalho será utilizado como RPP? Não
Palavras chaves Ensino, PIBID, Experiência docente.

Autor primário

Co-autor

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais