Descrição
Como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do núcleo do IFRN, Campus Ceará-Mirim, participei de atividades formativas voltadas à observação e à prática docente. As ações desenvolvidas tiveram como objetivo compreender a importância do planejamento e da integração dos conteúdos matemáticos nas formações técnicas ofertadas pela instituição. Entre as atividades realizadas, destacam-se a apresentação das matrizes curriculares referentes às turmas dos segundos anos, o monitoramento em sala de aula e a participação no projeto “Hora de Aprender”. A análise das matrizes teve como propósito identificar onde os conteúdos de matemática estão presentes e de que forma são aplicados. No Curso de Equipamentos Biomédicos, por exemplo, a matemática é utilizada na álgebra e trigonometria para cálculos de componentes eletrônicos, nas leis da física (Ohm e Kirchhoff) para análise de circuitos e na interpretação de gráficos de sinais vitais, como o ECG. Já no Curso de Informática, a matemática está presente na lógica matemática para criação de algoritmos, na matemática discreta para o estudo de estruturas de dados e na álgebra relacional para organização e análise de informações. Minha primeira experiência direta com os alunos ocorreu durante as aulas ministradas pela supervisora de núcleo, professora Suzany Cecília, nas turmas dos segundos anos, com o conteúdo de trigonometria. O projeto “Hora de Aprender” teve como finalidade revisar conteúdos do ensino fundamental II, contribuindo para o reforço da aprendizagem dos estudantes. A participação nas atividades permitiu compreender a estrutura do trabalho docente e a importância da preparação pedagógica no processo educativo.
| Nome completo do Orientador(a) | Suzany Cecilia da Silva Medeiros |
|---|---|
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |
| Palavras chaves | Ensino, PIBID, Experiência docente. |