1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

A iniciação a docência através do PIBID, da pesquisa à sala de aula

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Comunicação Oral Educação Matemática

Descrição

Neste documento irei relatar as experiências vivenciadas no PIBID (Programa de iniciação à docência) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Ceará Mirim, em especial o Projeto Hora de Aprender Matemática. Nós somos oito bolsistas do Núcleo IFRN-CM, supervisionado pela Professora Suzany Cecília. Desde que iniciamos no Subprojeto, participamos de diversas atividades. Iniciamos com pesquisas do PPC dos cursos do campus; também pesquisamos sobre metodologias ativas, fizemos fichamentos, entre outras atividades de pesquisa. O objetivo era aprendermos mais antes de estarmos em sala de aula. Após, houve a tentativa de monitoria com as turmas da supervisora, mas já era final de semestre e não houve assiduidade dos alunos. Com monitoria não exitosa surgiu a ideia do projeto de ensino que contemplasse assuntos do ensino fundamental-anos finais, pois é perceptível pelos professores, a grande dificuldade de muitos alunos em avançar na matemática em razão de não terem aprendido conceitos básicos de matemática em anos anteriores, como o ensino fundamental. Partindo daí iniciamos a escrita do projeto hoje conhecido como Hora de aprender Matemática. O projeto é modulado e voltado para os alunos ingressantes no IFRN, e está sendo desenvolvido à tarde, nos contra turnos dos alunos da manhã. Uma das propostas do Projeto é alinharmos as atividades com alguma metodologia ativa, como auxiliadoras no ensino-aprendizagem. Dos seis módulos já concluímos 2 e iniciamos o terceiro. No módulo I, trabalhamos os conjuntos numéricos; no II, Frações; e no III módulo, Potenciação e Radiciação. Nesse terceiro tivemos uma baixa expressiva de alunos, pois os mesmos apresentaram dificuldades nos transportes escolares. Enfim, as experiências vivenciadas no Pibid, tem sido de grande valor para nós, futuros professores, que estamos aprendendo a pesquisar, planejar aulas, novas metodologias e com a atitude do projeto, os alunos dos primeiros anos estão tendo oportunidades de aprender assuntos que, por algum motivo, não foram contemplados de maneira satisfatória. Estar no Pibid tem sido às vezes desafiador, pois fazer uma graduação passamos por muitas dificuldades, desde ao tempo corrido que temos para estudarmos a focarmos nas atividades do pibid, mas desde então tem dado frutos e é prazeroso estarmos atuando em sala com os alunos do projeto Hora de aprender matemática.

Nome completo do Orientador(a) Suzany Cecília da Silva Medeiros
Esse trabalho será utilizado como RPP? Não
Palavras chaves Pibid, docência, projeto de ensino.

Autor primário

Co-autor

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais