Descrição
Resumo — O presente relato de experiência foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Ceará-Mirim. O principal objetivo desta experiência foi relatar e refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo de sete dias de formação, cujo foco central esteve voltado para a compreensão e a aplicação da cultura Maker no ensino de Matemática voltado ao Ensino Fundamental. Durante o período formativo, buscou-se compreender de que forma essa abordagem, pautada na experimentação, na criatividade e na resolução prática de problemas, pode contribuir para tornar as aulas de Matemática mais atrativas, dinâmicas e contextualizadas. Inicialmente, realizamos uma análise detalhada dos materiais disponibilizados, a fim de compreender suas funcionalidades, possibilidades de uso e potencial pedagógico. Posteriormente, passamos à fase prática, na qual foram propostas construções e atividades utilizando esses materiais, explorando maneiras de integrá-los de forma significativa ao planejamento das aulas. Um dos aspectos mais relevantes da formação foi o contato com linguagens de programação e ferramentas digitais que podem ser utilizadas em conjunto com os recursos Maker, promovendo uma aprendizagem mais interativa e alinhada às novas tecnologias educacionais. Essa experiência, além de proporcionar o aprimoramento de habilidades técnicas, contribuiu significativamente para o desenvolvimento das competências docentes, favorecendo uma postura mais crítica, criativa e reflexiva diante dos desafios do ensino de Matemática na atualidade. Em síntese, a vivência no PIBID permitiu compreender que a cultura Maker pode ser um instrumento poderoso para transformar a prática pedagógica, estimulando o protagonismo dos estudantes e promovendo uma formação docente mais inovadora e coerente com as demandas da educação atual.
| Palavras chaves | Maker, formação, matemática, programação, inovadora. |
|---|---|
| Nome completo do Orientador(a) | Edson José Dantas Torres |
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |