1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

Relato de Experiência na formação do ensino de matemática utilizando robótica - Resumo Simples - Expotec 2025

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Comunicação Oral Educação Matemática

Descrição

Resumo — O presente relato de experiência foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Ceará-Mirim. O principal objetivo desta experiência foi relatar e refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo de sete dias de formação, cujo foco central esteve voltado para a compreensão e a aplicação da cultura Maker no ensino de Matemática voltado ao Ensino Fundamental. Durante o período formativo, buscou-se compreender de que forma essa abordagem, pautada na experimentação, na criatividade e na resolução prática de problemas, pode contribuir para tornar as aulas de Matemática mais atrativas, dinâmicas e contextualizadas. Inicialmente, realizamos uma análise detalhada dos materiais disponibilizados, a fim de compreender suas funcionalidades, possibilidades de uso e potencial pedagógico. Posteriormente, passamos à fase prática, na qual foram propostas construções e atividades utilizando esses materiais, explorando maneiras de integrá-los de forma significativa ao planejamento das aulas. Um dos aspectos mais relevantes da formação foi o contato com linguagens de programação e ferramentas digitais que podem ser utilizadas em conjunto com os recursos Maker, promovendo uma aprendizagem mais interativa e alinhada às novas tecnologias educacionais. Essa experiência, além de proporcionar o aprimoramento de habilidades técnicas, contribuiu significativamente para o desenvolvimento das competências docentes, favorecendo uma postura mais crítica, criativa e reflexiva diante dos desafios do ensino de Matemática na atualidade. Em síntese, a vivência no PIBID permitiu compreender que a cultura Maker pode ser um instrumento poderoso para transformar a prática pedagógica, estimulando o protagonismo dos estudantes e promovendo uma formação docente mais inovadora e coerente com as demandas da educação atual.

Palavras chaves Maker, formação, matemática, programação, inovadora.
Nome completo do Orientador(a) Edson José Dantas Torres
Esse trabalho será utilizado como RPP? Não

Autores primários

Co-autor

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais