1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

O Laboratório de Ensino de Matemática como espaço seguro e inclusivo

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Comunicação Oral Educação Matemática

Descrição

A inclusão é um processo necessário e desafiador, que, ao ser trabalhado no contexto do ensino de matemática, torna-se um importante processo de transformação social, que visa garantir aos alunos meios para compreensão dos conceitos da matemática, pois há casos em que a apresentação conteudista pode não ser funcional. Deste modo, o projeto de pesquisa intitulado “O ensino e a aprendizagem de Matemática no LEM do IFRN Campus Ceará-Mirim como um espaço seguro e inclusivo para todos”, surge para pensar alternativas que permitam a construção de materiais e atividades inclusivas destinadas aos estudantes com necessidades educacionais específicas do Ensino Médio do IFRN/CM. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de pesquisa como uma alternativa propícia à inclusão. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido com base nas atividades e materiais desenvolvidos nas aulas de Educação Inclusiva, LIBRAS e Metodologia do Ensino de Matemática, disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática do Campus, onde foram desenvolvidos materiais que permitem o aprendizado de diferentes conceitos matemáticos por meio dos sentidos sensoriais, como o multiplano para o ensino de geometria, o material dourado para o ensino das quatro operações, e a viagem pelo mundo geométrico, para o estudo de distância entre dois pontos. Com isso, o projeto de pesquisa trouxe como resultado a necessidade de construção e utilização desses materiais que são destinados ao ensino da matemática para todos, levando a um ambiente inclusivo ao serem desenvolvidas atividades que garantam a participação de todos os alunos na manipulação dos materiais concretos, permitindo-os saírem do abstrato independente de possíveis necessidades educacionais específicas.

Esse trabalho será utilizado como RPP? Não
Palavras chaves LicenciaturaemMatemática,LaboratóriodeEnsino de Matemática,Recursos didáticos inclusivos.
Nome completo do Orientador(a) Eriky Cesar Alves da Silva
Nomo completo do Co-orientador(a) Jefferson Alexandre do Nascimento

Autores primários

Co-autores

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais