1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

OS CONCEITOS MATEMÁTICOS DOS NÚMEROS RACIONAIS NO COTIDIANO DA FEIRA LIVRE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DA EJA.

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Comunicação Oral Educação Matemática

Descrição

Este trabalho foi resultado de uma pesquisa que os alunos do III nível da EJA da Escola Municipal Amadeu Araújo desenvolveram, na feira livre, para compreender a forma com que a Matemática se apresenta nesse espaço. Diante das dificuldades que os educandos têm em compreender os Números Racionais, na representação decimal e suas operações e a relação desses com situações do cotidiano, a feira livre foi escolhida como campo de pesquisa para compreender os números, suas propriedades e a sua relação com o cotidiano. Desse modo foi desenvolvido um trabalho de pesquisa, com os alunos da EJA do turno noturno de uma escola municipal de Natal cujo problema de pesquisa refere-se em como promover uma aprendizagem significativa dos números e suas operações junto aos alunos de EJA, quando relaciona a Matemática que eles estudam e a matemática da feira livre? O objetivo geral visa analisar a feira livre como um ambiente de aprendizado que estabelece relações com os conteúdos de Matemática apresentados em sala de aula, contribuindo para a formação de um pensamento crítico do aluno da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um questionário colaborativo com questões abertas, onde os alunos foram os entrevistadores. Eles tiveram a oportunidade de ouvir dos feirantes as suas conclusões sobre a relação da matemática com situações de compra e venda presentes no cotidiano. A pesquisa deixa claro que é necessário se conhecer a Matemática oriunda do cotidiano, porém é dada pouca relevância, por parte de muitos professores, ao conhecimento prévio do aluno. Acreditamos que uma aprendizagem significativa dos Números Racionais na representação decimal, pode colaborar para o conhecimento matemático, de modo a cumprir o papel social que a Matemática deve desempenhar, quando o professor conduz por meio de novas metodologias, o processo ensino-aprendizagem com os alunos da EJA.

Nome completo do Orientador(a) Tacio Vitaliano da Silva
Palavras chaves EJA; Feira livre; Números racionais.
Esse trabalho será utilizado como RPP? Sim

Autor primário

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais