Descrição
Este trabalho foi resultado de uma pesquisa que os alunos do III nível da EJA da Escola Municipal Amadeu Araújo desenvolveram, na feira livre, para compreender a forma com que a Matemática se apresenta nesse espaço. Diante das dificuldades que os educandos têm em compreender os Números Racionais, na representação decimal e suas operações e a relação desses com situações do cotidiano, a feira livre foi escolhida como campo de pesquisa para compreender os números, suas propriedades e a sua relação com o cotidiano. Desse modo foi desenvolvido um trabalho de pesquisa, com os alunos da EJA do turno noturno de uma escola municipal de Natal cujo problema de pesquisa refere-se em como promover uma aprendizagem significativa dos números e suas operações junto aos alunos de EJA, quando relaciona a Matemática que eles estudam e a matemática da feira livre? O objetivo geral visa analisar a feira livre como um ambiente de aprendizado que estabelece relações com os conteúdos de Matemática apresentados em sala de aula, contribuindo para a formação de um pensamento crítico do aluno da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um questionário colaborativo com questões abertas, onde os alunos foram os entrevistadores. Eles tiveram a oportunidade de ouvir dos feirantes as suas conclusões sobre a relação da matemática com situações de compra e venda presentes no cotidiano. A pesquisa deixa claro que é necessário se conhecer a Matemática oriunda do cotidiano, porém é dada pouca relevância, por parte de muitos professores, ao conhecimento prévio do aluno. Acreditamos que uma aprendizagem significativa dos Números Racionais na representação decimal, pode colaborar para o conhecimento matemático, de modo a cumprir o papel social que a Matemática deve desempenhar, quando o professor conduz por meio de novas metodologias, o processo ensino-aprendizagem com os alunos da EJA.
| Nome completo do Orientador(a) | Tacio Vitaliano da Silva |
|---|---|
| Palavras chaves | EJA; Feira livre; Números racionais. |
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Sim |