Descrição
Considerando a importância de um entendimento melhor dos fatores sociais e regionais que influenciam a educação do município de Ceará-Mirim o projeto teve como objetivo de realizar uma análise dos microdados do ENEM da cidade de Ceará-Mirim, comparando-os aos resultados nacionais, regionais, estaduais e da região metropolitana de Natal, explorando o potencial dos dados disponíveis além das análises predominantemente descritivas. Justifica-se pela necessidade de compreender as desigualdades educacionais em níveis local e regional, investigando as influências socioeconômicas nos resultados do exame e aplicando técnicas de mineração de dados para fornecer conclusões relevantes à gestão educacional. Fundamentado na Estatística e na Análise de Dados, o desenvolvimento do projeto utilizou conceitos de Big Data e Mineração de Dados Educacionais (MDE), essenciais para identificar padrões e tendências nos microdados do ENEM e auxiliar na formulação de gestões educacionais. Metodologicamente, a pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, exploratória e descritiva, utilizando Python e Google Colab para manipulação eficiente de bases de dados, garantindo conformidade com a LGPD e foram aplicada técnicas estatísticas para realizar comparações e criar construções gráficas. Como resultados, se obteve um panorama detalhado do desempenho dos estudantes de contexto municipal, estadual, regional e nacional no ENEM, com análises descrevendo o desempenho em cada área de conhecimento do exame, fornecendo subsídios para compreender as desigualdades educacionais.
| Nome completo do Orientador(a) | João Freire Dantas Neto |
|---|---|
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |
| Palavras chaves | Análise; ENEM; Mineração; Dados; Estatística. |