1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

Plataforma de ensino e pesquisa baseada em microserviços e MQTT: tornando o Campus Ceará-Mirim inteligente.

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Mostra de protótipos Sistema de Informação

Descrição

A busca por soluções sustentáveis e eficientes motivou o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica aplicada ao conceito de Campus Inteligente no IFRN Campus Ceará-Mirim. O projeto surgiu da necessidade de monitorar e automatizar recursos como água e energia, promovendo economia, sustentabilidade e modernização da infraestrutura institucional. Além disso, enfrenta o desafio comum à continuidade de projetos acadêmicos, superado por meio de uma arquitetura modular, que possibilita a evolução contínua do sistema por diferentes turmas.

A primeira aplicação prática desenvolvida consistiu no monitoramento do nível dos reservatórios de água do campus, utilizando sensores ultrassônicos. Visando construir uma plataforma de ensino-aprendizagem modular, optou-se por portar essa solução para uma arquitetura também baseada em microserviços, com comunicação por meio do protocolo MQTT, o que permite a integração entre software, hardware e interfaces de forma independente e organizada. Essa estrutura garante flexibilidade, manutenção contínua e facilidade na adição de novas funcionalidades, sem necessidade de reformular o sistema como um todo, estando alinhada a práticas recentes de Internet of Things (IoT).

Com o objetivo de demonstrar a escalabilidade e modularidade da plataforma, foram criados sensores simulados que reproduzem o comportamento de sensores reais, como os de temperatura e luminosidade, permitindo testes e validações de novas funcionalidades mesmo na ausência de hardware físico. Esses testes foram aplicados ao contexto de automação de salas de aula, com foco no controle de variáveis como o estado da iluminação e a condição do ar-condicionado.

Conclui-se que a plataforma desenvolvida se mostrou válida como ferramenta de ensino, destacando-se pela modularidade e pela facilidade de expansão. Entre as futuras evoluções previstas estão a integração de novos módulos de automação em desenvolvimento por outros alunos do IFRN Campus Ceará-Mirim, fortalecendo a formação tecnológica aplicada e contribuindo para a economia de recursos naturais e financeiros.

Nome completo do Orientador(a) João Paulo Ferreira Guimarães
Esse trabalho será utilizado como RPP? Sim
Palavras chaves IoT; Microserviços; Sustentabilidade; Automação; CampusInteligente

Autores primários

Srta Maria Clara Santana (IFRN Ceará-Mirim) Sra Vitória Freire (IFRN Ceará-Mirim)

Co-autor

Prof. João Paulo Ferreira Guimarães (IFRN Ceará-Mirim)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais