Descrição
O Manim (Mathematical Animation Engine) é uma biblioteca de código livre em Python, criada por Grant Sanderson, autor do canal 3Blue1Brown. Sanderson usa a biblioteca para a criação de animações matemáticas e educacionais de alta qualidade. Com ela, é possível representar conceitos abstratos da matemática por meio de animações precisas, interativas e didáticas. É possível, por exemplo, criar scripts que geram gráficos, funções e formas geométricas diversas. Por ser programável e flexível, o Manim se destaca como um excelente recurso de apoio ao ensino. A proposta do projeto visa promover o estudo e a exploração dos diversos recursos oferecidos pela biblioteca, com o objetivo de utilizar, futuramente, as animações produzidas como ferramentas didáticas em sala de aula. Por ser baseada em código, a biblioteca oferece um alto nível de controle sobre cada detalhe da cena, o que possibilita criar representações visuais precisas e personalizadas dos conceitos matemáticos. Para a concretização do projeto, está sendo realizado um estudo detalhado e a execução de testes práticos com os recursos disponíveis na biblioteca. Neste trabalho, apresenta-se uma animação sobre o Teorema de Pitágoras, que demonstra de forma lúdica e visual o motivo pelo qual a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. O objetivo é fornecer uma compreensão mais intuitiva e visual do conceito, indo além da mera aplicação da fórmula tradicionalmente apresentada em sala de aula.
| Nomo completo do Co-orientador(a) | Jefferson Alexandre do Nascimento |
|---|---|
| Nome completo do Orientador(a) | João Paulo Ferreira Guimarães |
| Palavras chaves | Animação; Matemática; Python; Manim. |
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |