1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

Investigando a biblioteca Manim como ferramenta didática

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

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Mostra de protótipos Sistema de Informação

Descrição

O Manim (Mathematical Animation Engine) é uma biblioteca de código livre em Python, criada por Grant Sanderson, autor do canal 3Blue1Brown. Sanderson usa a biblioteca para a criação de animações matemáticas e educacionais de alta qualidade. Com ela, é possível representar conceitos abstratos da matemática por meio de animações precisas, interativas e didáticas. É possível, por exemplo, criar scripts que geram gráficos, funções e formas geométricas diversas. Por ser programável e flexível, o Manim se destaca como um excelente recurso de apoio ao ensino. A proposta do projeto visa promover o estudo e a exploração dos diversos recursos oferecidos pela biblioteca, com o objetivo de utilizar, futuramente, as animações produzidas como ferramentas didáticas em sala de aula. Por ser baseada em código, a biblioteca oferece um alto nível de controle sobre cada detalhe da cena, o que possibilita criar representações visuais precisas e personalizadas dos conceitos matemáticos. Para a concretização do projeto, está sendo realizado um estudo detalhado e a execução de testes práticos com os recursos disponíveis na biblioteca. Neste trabalho, apresenta-se uma animação sobre o Teorema de Pitágoras, que demonstra de forma lúdica e visual o motivo pelo qual a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. O objetivo é fornecer uma compreensão mais intuitiva e visual do conceito, indo além da mera aplicação da fórmula tradicionalmente apresentada em sala de aula.

Nomo completo do Co-orientador(a) Jefferson Alexandre do Nascimento
Nome completo do Orientador(a) João Paulo Ferreira Guimarães
Palavras chaves Animação; Matemática; Python; Manim.
Esse trabalho será utilizado como RPP? Não

Autor primário

Materiais de apresentação

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