Descrição
O alarmante número de acidentes fatais envolvendo motociclistas no Brasil, responsável por mais de um terço das mortes no trânsito, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, evidencia a urgência de soluções que reduzam o tempo de resposta no atendimento emergencial. Considerando que cada minuto pode aumentar significativamente as chances de sobrevivência e reduzir possíveis sequelas, este projeto tem como objetivo principal desenvolver um dispositivo emergencial capaz de identificar quedas de motocicletas e enviar, via SMS e de forma automática, um alerta com a localização do acidente, além de informações essenciais (nome, data de nascimento, tipo sanguíneo, etc.) para um contato de emergência e o sistema de resgate. Para alcançar esse propósito, adotamos uma metodologia baseada em etapas de levantamento de dados, construção do protótipo, elaboração do código de programação, calibração dos sensores e simulações controladas de quedas, com foco na confiabilidade e acessibilidade da solução. Os testes realizados demonstraram um protótipo funcional: as quedas simuladas foram corretamente identificadas, as mensagens de alerta foram enviadas em poucos segundos e a precisão da localização se mostrou satisfatória para situações reais de resgate. Esse protótipo foi baseado na integração de acelerômetro (GY-521), módulo GPS (HW-248) e módulo GSM (SIM900) agregado com o ESP32. Os resultados confirmam a viabilidade do dispositivo como ferramenta de apoio à preservação da vida, sobretudo em cenários de difícil acesso, onde os atrasos no atendimento são ainda mais preocupantes. Conclui-se que o projeto contribui de forma relevante para a segurança viária e reforça o potencial das tecnologias embarcadas no enfrentamento dos elevados índices de mortalidade entre motociclistas no país. Além disso, é notória a aplicabilidade do projeto, podendo ser utilizado para procedimentos de prevenção através de monitoramento, em que o uso daquele veículo poderia ser supervisionado e, assim, garantir que a direção daquele motociclista seja adequada, podendo reduzir os índices de acidente. Mais do que circuitos e algoritmos, nós buscamos construir uma ferramenta que represente esperança nos momentos mais críticos.
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Sim |
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| Nome completo do Orientador(a) | Gilvan Luiz Borba Filho |
| Nomo completo do Co-orientador(a) | Diego Alves Formiga |
| Palavras chaves | Atendimento pré-hospitalar; Segurança; Motociclistas; Geolocalização |