Descrição
A fisioterapia pediátrica, necessária para tratar os sintomas e desenvolver habilidades motoras essenciais, enfrenta desafios como a baixa adesão ao tratamento e a falta de motivação dos pacientes . Exercícios repetitivos e pouco atrativos podem tornar a reabilitação cansativa, dificultando sua continuidade. Para tornar esse processo mais dinâmico e envolvente, este trabalho propõe um sistema que utiliza sinais eletromiográficos (EMG) dos músculos dos membros inferiores como meio de controle para jogos digitais, transformando os exercícios em uma experiência lúdica e interativa. A gamificação visa aumentar o engajamento e a motivação dos pacientes, incentivando a execução e repetições dos movimentos necessários à reabilitação. O feedback em tempo real permite ao paciente e fisioterapeuta acompanhar o desempenho, facilitando o ajustes como velocidade e intensidade. O sistema capta sinais EMG por meio de eletrodos posicionados sobre músculos dos membros inferiores(quadríceps). Esses sinais passam por etapas de processamento, como filtragem de ruídos e extração de características (como amplitude e tempo de ativação). Em seguida, os dados são convertidos digitalmente pelo arduino, enviando comandos que interagem com um jogo digital adaptado com finalidade terapêutica. Espera-se que essa abordagem melhore significativamente a adesão ao tratamento, tornando-o mais eficiente e agradável para as crianças e profissionais da área.
Palavras-chave —fisioterapia infantil, videogame, eletromiografia.
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Sim |
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| Palavras chaves | fisioterapia infantil, videogame, eletromiografia. |
| Nome completo do Orientador(a) | Gilvan Luiz Borba Filho |
| Nomo completo do Co-orientador(a) | Severino Peixoto Nunes Netto |