Descrição
O Fisiodrone, é um sistema lúdico baseado em eletromiografia (EMG), criado para uso em sessões de fisioterapia infantil. O objetivo principal é tornar o processo de reabilitação mais atrativo e motivador, reduzindo o abandono do tratamento, problema comum entre pacientes, devido ao desinteresse, cansaço ou insatisfação. Assim, o projeto utiliza um drone controlado por sinais musculares, captados por sensores, que traduzem os impulsos elétricos do corpo em comandos para o movimento do aparelho. A metodologia foi estruturada em três etapas: pesquisa teórica, montagem do circuito e programação do sistema. Foram utilizados componentes como Arduino Uno, módulo AD8232, módulo relé eletromecânico, display LCD e um mini drone helicóptero. O código foi desenvolvido na plataforma Arduino, aplicando o Teorema de Nyquist-Shannon para amostragem e filtros digitais que identificam os momentos de contração muscular. E complementando o protótipo uma caixa de impressão 3D, garantindo segurança aos operadores. Nos resultados, o protótipo mostrou funcionamento eficiente, o drone respondeu adequadamente aos comandos musculares, comprovando a viabilidade técnica e o caráter lúdico do sistema. O projeto demonstrou ser um recurso terapêutico acessível, atrativo e funcional, com potencial para aprimoramentos futuros.
| Palavras chaves | Fisioterapia, Eletromiografia, Drone. |
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| Nomo completo do Co-orientador(a) | Severino Peixoto Nunes Netto |
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Sim |
| Nome completo do Orientador(a) | Gilvan Luiz Borba Filho |