Descrição
Este trabalho apresenta o uso de flashcards digitais como ferramenta de apoio à aprendizagem de longo prazo em conteúdos de eletricidade, por meio do aplicativo AnkiDroid. Trata-se de um projeto de Ensino em andamento no IFRN campus Natal-Central. O estudo parte do princípio da curva do esquecimento de Hermann Ebbinghaus, que demonstra a importância das revisões espaçadas para a consolidação da memó-ria. O objetivo é analisar a percepção dos estudantes sobre o impacto dos flashcards na retenção de con-ceitos e no engajamento com o estudo de Física. A pesquisa tem abordagem qualitativa e foi conduzida como estudo de caso com a turma 2V do curso técnico integrado em Edificações do IFRN – Campus Natal-Central, composta por 33 alunos. Os dados foram coletados por meio de um formulário do Google Forms, respondido por 24 estudantes. Entre os resultados, observou-se que 91,7% dos participantes não utilizavam aplicativos de memorização antes do AnkiDroid e que mais de 70% reconhecem que os flashcards con-tribuíram para o aprendizado e a memorização, especialmente quando usados com regularidade. Em relação ao desempenho acadêmico, cerca de 65% avaliaram positivamente o impacto dos flashcards (notas 4 ou 5 numa escala de 1 a 5). A maioria dos alunos acredita que a ferramenta auxilia na retenção a longo prazo, embora alguns relatem dificuldades em manter o hábito de uso devido à falta de tempo ou esqueci-mento. Sugestões de melhoria incluíram notificações de lembrete, gamificação e integração com a rotina escolar. Conclui-se que o uso de flashcards digitais favorece a aprendizagem autônoma e o fortalecimento da memória, configurando-se como uma estratégia eficaz, acessível e inclusiva ao ensino de Física. Futuras pesquisas poderão comparar grupos experimentais e de controle para quantificar os ganhos cognitivos observados.
| Nome completo do Orientador(a) | Caio Graco Medeiros de Lima |
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| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |
| Palavras chaves | flashcards, curva do esquecimento, física. |