1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

APRENDER, REVISAR, LEMBRAR: FLASHCARDS DE ELETRICIDADE PARA APRENDIZADO DE LONGO PRAZO

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Pôster Educação

Descrição

Este trabalho apresenta o uso de flashcards digitais como ferramenta de apoio à aprendizagem de longo prazo em conteúdos de eletricidade, por meio do aplicativo AnkiDroid. Trata-se de um projeto de Ensino em andamento no IFRN campus Natal-Central. O estudo parte do princípio da curva do esquecimento de Hermann Ebbinghaus, que demonstra a importância das revisões espaçadas para a consolidação da memó-ria. O objetivo é analisar a percepção dos estudantes sobre o impacto dos flashcards na retenção de con-ceitos e no engajamento com o estudo de Física. A pesquisa tem abordagem qualitativa e foi conduzida como estudo de caso com a turma 2V do curso técnico integrado em Edificações do IFRN – Campus Natal-Central, composta por 33 alunos. Os dados foram coletados por meio de um formulário do Google Forms, respondido por 24 estudantes. Entre os resultados, observou-se que 91,7% dos participantes não utilizavam aplicativos de memorização antes do AnkiDroid e que mais de 70% reconhecem que os flashcards con-tribuíram para o aprendizado e a memorização, especialmente quando usados com regularidade. Em relação ao desempenho acadêmico, cerca de 65% avaliaram positivamente o impacto dos flashcards (notas 4 ou 5 numa escala de 1 a 5). A maioria dos alunos acredita que a ferramenta auxilia na retenção a longo prazo, embora alguns relatem dificuldades em manter o hábito de uso devido à falta de tempo ou esqueci-mento. Sugestões de melhoria incluíram notificações de lembrete, gamificação e integração com a rotina escolar. Conclui-se que o uso de flashcards digitais favorece a aprendizagem autônoma e o fortalecimento da memória, configurando-se como uma estratégia eficaz, acessível e inclusiva ao ensino de Física. Futuras pesquisas poderão comparar grupos experimentais e de controle para quantificar os ganhos cognitivos observados.

Nome completo do Orientador(a) Caio Graco Medeiros de Lima
Esse trabalho será utilizado como RPP? Não
Palavras chaves flashcards, curva do esquecimento, física.

Autor primário

Caio Graco Medeiros de Lima (IFRN - Campus Natal-Central)

Co-autor

Sra Maysa Mendonça de Souza (IFRN - Campus Natal-Central)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais