Descrição
O presente projeto propõe a integração da tecnologia espacial à educação científica por meio do estudo e aplicação de um protótipo de CubeSat voltado à coleta de dados climáticos locais. De maneira geral, busca-se introduzir conceitos de Física, ciências ambientais e análise de dados através de atividades in-vestigativas e experimentais envolvendo a comparação de dados climáticos locais com diferentes níveis de arborização na cidade de Ceará-Mirim/RN. A proposta surgiu diante da problemática do desconforto térmico ocasionado pelo aquecimento global e da preocupação em ampliar a conscientização da popu-lação local sobre a relevância da preservação ambiental e sua influência direta na qualidade de vida das pessoas. Para tanto, a metodologia do projeto envolveu o estudo sobre o funcionamento do protótipo e programação, coleta de dados de temperatura, umidade e pressão atmosférica em áreas arborizadas e não arborizadas, análise dos dados e divulgação dos resultados. Espera-se, com o projeto, despertar o inte-resse dos estudantes para temas como mudanças climáticas, sustentabilidade e inovações tecnológicas, ao mesmo tempo em que se promove o protagonismo estudantil em práticas de iniciação científica. Além disso, acredita-se que ações possam ser realizadas e incentivadas a fim promover a conscientização da população local e estimular políticas públicas que atuem na preservação ambiental da região.
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |
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| Nome completo do Orientador(a) | Bruna Raíssa Gomes dos Santos Batista |
| Palavras chaves | CubeSat; Educação Ambiental; Educação Científica |