Descrição
O acesso à informação na internet é uma necessidade fundamental e um requisito para o exercício pleno da cidadania digital. Em ambientes educacionais, a preocupação com acessibilidade proporciona a todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou limitações, aprender de forma autônoma e significativa. Nesse contexto, este projeto propõe a criação de uma plataforma acessível que funcione como ferramenta didática para o ensino das tecnologias básicas para o desenvolvimento web. Para isso, a gamificação de trilhas de aprendizagem voltadas para o ensino dos conteúdos apresenta uma solução inovadora que torna o ensino introdutório dos assuntos mais atrativo, inclusivo e alinhado às demandas do século XXI. A metodologia para execução deste projeto foi estruturada em quatro etapas: realização de pesquisas iniciais, análise e definição de requisitos, desenvolvimento da plataforma e conclusão do projeto. A plataforma web está sendo desenvolvida seguindo a metodologia ágil Scrum. Cada etapa está sendo documentada para garantir a qualidade e a continuidade do processo. Por meio dessa iniciativa, os resultados contribuem técnica e socialmente através de uma plataforma web acessível capaz de disseminar conhecimentos tecnológicos, promovendo a inclusão digital e estimulando o uso de metodologias inovadoras, criando um ambiente educacional mais envolvente e acessível para os estudantes.
| Palavras chaves | Acessibilidade; Tecnologias Web; Tecnologias Educacionais. |
|---|---|
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Sim |
| Nomo completo do Co-orientador(a) | Gislene de Araújo Alves |
| Nome completo do Orientador(a) | Priscilla Suene de Santana Nogueira Silverio |