1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

Análise dos Fatores determinantes da evasão no Curso de Licenciatura em Matemática do IFRN – Campus Santa Cruz

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

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Comunicação Oral Educação

Descrição

Tem-se observado que a evasão nos cursos de licenciatura constitui um dos principais desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior brasileira, especialmente nos cursos da área de Exatas. Diante dessa realidade, desenvolveu-se uma pesquisa voltada à licenciatura em Matemática, abrangendo o período de 2017 a 2024. O objetivo é analisar a evasão do referido curso do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Santa Cruz, retomando dados de estudos anteriores, atualizando os índices dos últimos anos e investigando, a partir da perspectiva dos estudantes evadidos, os principais fatores que contribuiram para o abandono do curso. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo entrevistas e coleta de dados. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas: contato com a secretaria acadêmica e levantamento dos dados documentais dos alunos evadidos; contato com os estudantes por meio de mensagens via WhatsApp e e-mail; envio do termo de consentimento e aplicação do questionário para identificar os motivos da evasão; e, por fim, análise das informações obtidas. A análise dos questionários aplicados revelou que o abandono está fortemente relacionado a fatores socioeconômicos e logísticos, dentre outros: a dificuldade em conciliar o curso com o trabalho e outras responsabilidades pessoais, especialmente devido à incompatibilidade de horários. Também verificou-se que a maior parte das evasões ocorreram nos semestres iniciais, concentrando-se no primeiro e segundo períodos. Ainda foram mencionados fatores subjetivos como a falta de identificação com o curso e a insegurança quanto ao futuro profissional, o que evidencia a necessidade de ações institucionais voltadas ao acolhimento e à orientação acadêmica nos períodos iniciais. Nesse sentido, torna-se imprescindível que a instituição invista em estratégias de permanência estudantil, ampliando os auxílios financeiros, flexibilizando horários e fortalecendo o acompanhamento pedagógico e psicológico. Além disso, ações de integração e orientação nos primeiros períodos podem contribuir significativamente para a adaptação dos estudantes e para a redução dos índices de abandono, promovendo uma formação mais inclusiva e sustentável.

Esse trabalho será utilizado como RPP? Não
Nome completo do Orientador(a) Cristiane Maria Praxedes de Souza Nóbrega
Palavras chaves Ensino Superior, Licenciatura Matemática, Evasão.

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Co-autor

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