Descrição
O presente trabalho consiste na produção de um curta-metragem inspirado na obra clássica do livro “Little Women”, de Louisa May Alcott, desenvolvido por um grupo de estudantes do curso técnico integrado em Equipamentos Biomédicos do IFRN, turma 2024.1. A proposta surgiu a partir da iniciativa da professora responsável pela disciplina Inglês II com o objetivo de promover a leitura e compreensão textual em língua inglesa, estimulando a prática comunicativa e interpretativa dos estudantes de forma criativa e lúdica. O projeto teve como principal meta unir o estudo linguístico à expressão artística, resultando em uma adaptação audiovisual dos capítulos iniciais do romance. A metodologia baseou-se na leitura orientada da obra original, seguida da elaboração de roteiros adaptados, ensaios de atuação e gravações conduzidas pelo próprio grupo, com posterior edição e finalização do curta. Durante o processo, buscou-se manter fidelidade à essência narrativa e estética da obra, utilizando elementos visuais e sonoros que remetessem ao estilo cinematográfico clássico, como legendas em tonalidade amarelada e ajustes de exposição para criar uma atmosfera semelhante ao livro e filme. O resultado foi um produto cultural que serviu como ferramenta para aprendizado linguístico e a sensibilidade artística, ampliando a compreensão da literatura em língua inglesa, bem como o repertório de vocabulário, e incentivando a integração entre linguagem, arte e tecnologia. A experiência permitiu, ainda, o desenvolvimento de competências comunicativas, criativas e colaborativas, favorecendo o protagonismo dos alunos e evidenciando o potencial pedagógico do recurso audiovisual para o ensino e a aprendizagem em contextos multiculturais e interdisciplinares.
| Nome completo do Orientador(a) | Ana Clara dos Santos Oliveira Costa |
|---|---|
| Palavras chaves | Literatura; Metodologia Ativa; Curta-Metragem. |
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |