Descrição
O projeto “Do roteiro à oralidade: a produção de podcasts como estratégia pedagógica no ensino médio” investiga o uso do podcast como ferramenta pedagógica para desenvolver a oralidade digital de estudantes do ensino médio técnico integrado em Programação de Jogos Digitais no IFRN – Campus Ceará-Mirim. A proposta responde à ausência de práticas escolares que valorizem a expressão oral estruturada em ambientes digitais. O objetivo é promover oficinas de produção de podcasts que desenvolvam competências comunicativas, criativas e técnicas, articulando oralidade e o contexto digital. Já foi realizada uma formação interna com os estudantes da equipe de pesquisa, que resultou na criação do episódio piloto do podcast Universo Pixelado. A pesquisa possui abordagem qualitativa, de natureza exploratória e participativa, e adota como referencial metodológico a pesquisa-ação. Essa escolha metodológica visa integrar prática e investigação, envolvendo os participantes em todas as etapas do processo e permitindo ciclos contínuos de planejamento, ação, observação e reflexão. O projeto prevê a realização de oficinas de produção de podcasts com estudantes do ensino médio técnico, estruturadas em três grandes etapas: (1) formação e preparação; (2) produção e acompanhamento; e (3) análise e divulgação. A proposta se ancora em duas categorias conceituais centrais: a cultura participativa digital e os estudos sobre gêneros textuais orais e mídias digitais na educação. A cultura participativa digital refere-se ao conjunto de práticas em que os sujeitos não apenas consomem, mas também produzem, distribuem e reelaboram conteúdos, inserindo-se ativamente nos processos comunicacionais mediados por tecnologias. A etapa inicial do projeto resultou na produção do episódio piloto do podcast Universo Pixelado, desenvolvido pelos estudantes da equipe de pesquisa. Durante o processo, eles aprimoraram habilidades de roteirização, edição e organização discursiva, além de aprofundarem sua compreensão sobre a oralidade como linguagem planejada. Relata-se ainda desafios com a gravação em ambientes ruidosos e destaca-se o aprendizado técnico e criativo, reconhecendo a relevância do podcast na formação comunicativa e na articulação com a criação de narrativas em jogos digitais. A experiência inicial com a produção do episódio piloto evidenciou o potencial formativo do podcast como prática pedagógica no ensino técnico. A atividade favoreceu o desenvolvimento de competências comunicativas, criativas e técnicas, reforçando a pertinência do projeto. As próximas etapas ampliarão o alcance das oficinas, aprofundando a análise dos impactos pedagógicos junto a outros estudantes.
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |
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| Nome completo do Orientador(a) | Gutenberg de Lima Marques |
| Palavras chaves | Podcast, Conteúdo digital, Oralidade digital. |