Descrição
— O presente trabalho relata uma experiência de aplicação de metodologias ativas na disciplina de Inglês II, com o propósito de reforçar a leitura do clássico literário Adoráveis Mulheres (Little Women), com foco no Capítulo 3 (The Party). O objetivo principal foi transformar a entrega de um trabalho acadêmico em uma atividade dinâmica e significativa, capaz de promover não apenas a análise textual, mas também o entusiasmo pela obra, utilizando a tecnologia como aliada no processo de aprendizagem da habilidade de leitura em inglês. A metodologia iniciou-se com a imersão na leitura e na discussão em grupo, resultando na elaboração de slides com clareza e objetividade. O ponto alto da experiência foi a utilização da ferramenta interativa Kahoot, que possibilitou o engajamento coletivo. A apresentação foi dividida em dois momentos: a apresentação do conteúdo referente ao capítulo The Party e, em seguida, a realização de um quiz no Kahoot, com o intuito de testar, de forma lúdica e interativa, a compreensão dos discentes sobre o texto. Os resultados observados destacaram a participação e o feedback positivo da turma, indicando um aprendizado mais eficaz e dura-douro. Conclui-se que a integração entre literatura clássica, tecnologia e ludicidade constitui uma estratégia pedagógica inovadora e bem-sucedida, capaz de potencializar o interesse dos estudantes e suas habilidades linguísticas em língua inglesa.
| Nome completo do Orientador(a) | Ana Clara dos Santos Oliveira Costa |
|---|---|
| Palavras chaves | Metodologia Ativa; Kahoot; Ensino Inglês. |
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |