Descrição
O presente resumo tem como objetivo relatar as experiências formativas vivenciadas como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Nesse contexto, é apresentada a participação no Projeto Hora de Aprender, uma iniciativa desenvolvida pelos bolsistas do PIBID no campus, voltada ao reforço e à melhoria do ensino de Matemática básica para os alunos ingressantes. As atividades realizadas permitiram a aproximação entre teoria e prática, contribuindo para o aperfeiçoamento da prática docente e para a compreensão das dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem. No âmbito do PIBID, foram realizadas observações, planejamentos de aulas, aplicação de atividades pedagógicas e reflexões coletivas sobre metodologias de ensino, destacando o uso de recursos didáticos e de estratégias que tornaram as aulas mais participativas e dinâmicas para os alunos. A atuação foi voltada ao reforço escolar, buscando atender às necessidades dos estudantes com dificuldades em conteúdos básicos de matemática, por meio de metodologias diversificadas e materiais concretos. Essas experiências contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais, ampliando a visão sobre o papel do professor e a importância da educação inclusiva e contextualizada. Conclui-se que a participação em programas de iniciação à docência é essencial para a formação do futuro educador, pois possibilita vivencias práticas, reflexões sobre a realidade escolar e o fortalecimento da identidade docente.
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |
|---|---|
| Nome completo do Orientador(a) | Suzany Cecilia da Silva Medeiros |
| Palavras chaves | Formação docente, Ensino Matemática, PIBID. |