Descrição
Diante dos constantes avanços tecnológicos e às atuais demandas do mercado de trabalho, torna-se essenciais atividades que promovam o ensino e a capacitação contínua dos servidores e alunos do IFRN Natal Zona-Norte. Como resposta a essa necessidade, o projeto Palestrando visa promover o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico por meio de palestras e oficinas sobre temas relevantes diversos, como inteligência artificial, fotografia, comunicação eficaz e gestão de tempo. A iniciativa parte da concepção de que a educação deve ir além da mera transmissão técnica, preparando o indivíduo para os desafios contemporâneos, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos participantes, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e o aprimoramento de habilidades essenciais para a vida social e acadêmica. Utilizando a metodologia Scrum para gestão do projeto, o desenvolvimento das atividades envolve as etapas de planejamento, elaboração de conteúdo, agendamento e execução, seguidas de avaliação, monitoramento e divulgação. Com base nisso, o projeto alcançou resultados quantitativos e qualitativos satisfatórios, como a realização de mais de 10 palestras e os feedbacks positivos do público, demonstrando a entrega do objetivo de beneficiar os participantes em sua vida acadêmica, através da transmissão de conhecimentos técnicos e artísticos. Portanto, o Palestrando vem mostrando seu valor no objetivo de promover o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional no campus. Como destaca Nguyen e Tong (2023), é essencial o aprimoramento dessas habilidades de pensamento crítico, adaptabilidade, gestão de tempo, trabalho em equipe e domínio de tecnologias digitais para o destaque e adaptação às demandas atuais. Assim, o projeto espera contribuir na formação de profissionais mais engajados, motivados a buscar conhecimento e preparados para os desafios do mundo de trabalho e do próprio ambiente escolar.
| Palavras chaves | Capacitação contínua; palestra; desenvolvimento; habilidades. |
|---|---|
| Nome completo do Orientador(a) | Pedro Baesse Alves Pereira |
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |