Descrição
O projeto de pesquisa intitulado ‘A utilização de jogos digitais como recurso pedagógico no processo de aquisição de língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental’ tem como objetivo investigar o potencial pedagógico dos jogos digitais no processo de aquisição da língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental, analisando como esses recursos podem favorecer a aprendizagem significativa, o engajamento e a autonomia discente. A pesquisa parte do reconhecimento das limitações das abordagens tradicionais, frequentemente centradas na repetição e na memorização, propondo a utilização de jogos digitais como estratégia inovadora e interativa. A fundamentação teórica apoiou-se em autores como Krashen (1982), Prensky (2001) e Gee (2003), que ressaltam a importância da ludicidade, da interação e da contextualização no processo de aprendizagem. A metodologia compreendeu revisão bibliográfica, seleção de jogos digitais alinhados ao currículo de inglês, aplicação em turma-piloto e coleta de dados por meio de observações em sala, questionários e entrevistas com alunos e professores. Os resultados indicaram aumento da motivação, melhoria na memorização de vocabulário e maior envolvimento dos estudantes nas atividades, além de favorecer a criação de um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e autônomo. Concluiu-se que os jogos digitais, quando integrados de maneira planejada e crítica, podem tornar o ensino da língua inglesa mais dinâmico e eficiente, contribuindo para a formação de sujeitos mais participativos e aptos a interagir em contextos comunicativos diversos.
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Sim |
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| Palavras chaves | Jogos Digitais, Inglês, EF II. |
| Nomo completo do Co-orientador(a) | Diêgo Oliveira de Lemos |
| Nome completo do Orientador(a) | Tito Matias-Ferreira Júnior |