1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

Os povos indígenas no “mundo” dos jogos digitais

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Pôster Cultura

Descrição

Os jogos digitais vêm se tornando cada vez mais fundamentais para a abordagem de elementos históricos e educacionais. Em nosso projeto, abordamos o espaço que os jogos vêm conquistando no meio educacional, como uma forma lúdica de aprendizado. Ao observar esse cenário, percebe-se o quanto é significativo utilizar tais recursos para promover a inclusão digna do povo indígena nesse ambiente digital. Visando isso, proporcionamos uma reflexão sobre os povos indígenas no “mundo” dos jogos digitais. Para isso, realizamos estudos e pesquisas relacionadas ao tema, aplicamos questionários em duas escolas, uma de ensino fundamental na Escola Municipal Adele de Oliveira e outra no instituto de ensino médio IFRN, Ceará-Mirim. Para compreender como as pessoas percebem a presença ou ausência desses povos nos games. Essas pesquisas tiveram como principal objetivo compreender o interesse dos alunos em jogos que abordam temáticas indígenas e também suas opiniões a respeito. Buscamos entender se eles têm interesse em conhecer e jogar as produções desta temática, além de observar como eles percebem a importância da valorização dos povos indígenas nos jogos digitais. Além de observar como os jovens percebem a importância da valorização dos povos indígenas nos jogos digitais, analisamos os jogos Huni Kuin: Os Caminhos da Jiboia e Kawã na Terra dos Indígenas Maraguá, observando como retratam a cultura indígena, a fim de trazer novas perspectivas sobre a representação indígena nesse meio. Através de uma entrevista com um representante da comunidade indígena de Rio dos Índios, pudemos perceber, por meio das opiniões do próprio povo, o interesse e a disposição em colaborar. Portanto, mesmo com o preconceito vivido por esses povos originários tendo se intensificado no meio digital, especial-mente por meio da estereotipação. Este trabalho propõe uma reflexão sobre a representação e a presença indígena no universo tecnológico.

Palavras chaves Povos indígenas; jogos digitais; inclusão.
Esse trabalho será utilizado como RPP? Sim
Nome completo do Orientador(a) Bruna Rafaela de Lima Lopes Araujo da Rocha
Nomo completo do Co-orientador(a) Saulo Daniel Ferreira Pontes

Autores primários

Co-autores

Materiais de apresentação

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