Descrição
O uso de telas digitais tem se iniciado cada vez mais cedo e está associado a prejuízos significativos ao desenvolvimento social, escolar e à saúde mental de crianças e adolescentes que as utilizam de forma prolongada, passiva e sem supervisão de adultos cuidadores (Tana; Amâncio, 2023; Haidt, 2024). Considerando a necessidade de adequação da rotina escolar do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) às diretrizes nacionais sobre o uso de telas por adolescentes, propõe-se o projeto LEVEL – Laboratório de Estudos e Vivências Lúdicas. O LEVEL caracteriza-se como uma intervenção pedagógica voltada à consolidação da ludoteca existente no Campus Ceará-Mirim, com o objetivo de oferecer alternativas educativas e de convivência que promovam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais por meio do uso de jogos analógicos. Desde o início de suas atividades, em junho de 2025, o laboratório já contabilizou mais de 1.400 visitas ao decorrer de quatro meses de atividades realizadas nos intervalos e contraturnos das aulas, envolvendo estudantes e demais membros da comunidade escolar. Além de atuar como espaço de lazer e convivência, o LEVEL constitui um ambiente de pesquisa e formação em Game Design, integrando-se às práticas formativas do Curso Técnico Integrado em Programação de Jogos Digitais. O projeto desenvolve-se em três frentes principais: (1) convivência e socialização, favorecendo interações presenciais significativas e vínculos interpessoais; (2) esportividade e valores, estimulando o aprendizado de noções de cooperação, vitória e derrota por meio da competição lúdica; e (3) formação técnica, oferecendo aos estudantes um campo de experimentação e observação sobre mecânicas e dinâmicas de jogos. Dessa forma, o LEVEL apresenta-se como uma resposta prática e baseada em evidências ao desafio do uso excessivo de telas, articulando ensino, pesquisa e extensão em torno de experiências lúdicas que contribuem para o bem-estar, a socialização e o aprimoramento formativo dos estudantes.
| Nome completo do Orientador(a) | André Freitas Barbosa |
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| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |
| Palavras chaves | Ludicidade; Saúde; Convivência; GameDesign |