1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

Podcast como laboratório: narrando a integração de competências técnicas e comunicativas em práticas profissionais

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Pôster Educação

Descrição

Esta pesquisa busca compreender, a partir de narrativas discentes, como a produção do podcast mobiliza competências comunicativas, técnicas e colaborativas na formação e atuação profissional. A proposta parte do interesse em entender como essa prática contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, integrando diversas competências para a atuação profissional na área de desenvolvimento de Jogos Digitais. A partir de narrativas discentes, o trabalho investiga de que forma a produção do podcast autoral Universo Pixelado auxilia no desenvolvimento de habilidades práticas, como manipulação de editores de áudio, criação de personagens, e aplicação de conceitos de design e narrativa de jogos. Observou-se que o podcast também auxilia na expressão oral, na capacidade de transformar conteúdos técnicos em linguagem acessível e no trabalho em equipe, refletindo diretamente na formação profissional dos participantes. Trata-se de uma pesquisa narrativa como abordagem qualitativa centrada na experiência pessoal de produção de podcast enquanto prática profissional, enfatizando a construção de sentido a partir de histórias vividas e contadas pelos participantes. Articula-se com estudos sobre oralidade e gêneros digitais, situando o podcast como gênero textual que integra escrita (roteiro) e performance vocal (oralização). Dessa forma, o projeto evidencia o potencial do podcast como recurso educativo que articula conhecimento técnico e comunicativo, contribuindo para a formação integral de futuros profissionais na área de desenvolvimento de jogos. Como resultado do processo de produção do podcast Universo Pixelado, os participantes relataram certa dificuldade em relação ao barulho no ambiente escolar. Por outro lado, destacaram que a prática de produzir o episódio contribuiu para uma melhor organização das ideias, estimulou o processo criativo e proporcionou uma noção geral sobre edição de áudio, além de favorecer o trabalho em equipe durante a criação. Com esse primeiro resultado, percebe-se o potencial pedagógico da produção de podcasts, tanto em áreas ligadas à tecnologia, pelo uso de equipamentos, softwares e plataformas digitais, quanto em contextos diversos, ao favorecer o desenvolvimento da oralidade, da organização de ideias e do trabalho em equipe.

Nome completo do Orientador(a) Gutenberg de Lima Marques
Palavras chaves Podcast, Formação Profissional, Jogos Digitais.
Esse trabalho será utilizado como RPP? Sim
Nomo completo do Co-orientador(a) Saulo Daniel Ferreira Pontes

Autores primários

Co-autores

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais