1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

Autistic In Action

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Comunicação Oral Projeto de Jogo

Descrição

Autist In Action é um jogo de plataforma 2D desenvolvido na Unity, com artes vetoriais criadas no Inkscape e paleta que remete ao símbolo do TEA. É uma experiência narrativa e de aventura cujo propósito é inspirar uma sociedade mais humana e inclusiva por meio do conhecimento sobre a vida cotidiana de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O jogador acompanha Ben, um menino autista que atravessa dificuldades, limitações e diferenças enquanto enfrenta uma crise e busca compreender as próprias emoções antes do destino final: a sessão de terapia com a psicóloga Vitória. O primeiro passo da jornada é a autorregulação de uma crise sensorial, incluindo a seletividade alimentar. Para isso, o jogador resolve puzzles e coleta objetos reguladores que ajudam Ben a estabilizar estímulos auditivos e visuais. No segundo passo, é preciso identificar sentimentos, interpretar emoções e reconhecer críticas construtivas ou preconceituosas vindas dos moradores da cidade, No terceiro passo, já no consultório, Ben embarca em uma aventura dentro da própria mente, aprendendo experiências e fortalecendo autoestima, repertório de comunicação. A proposta central é mostrar que o autismo não é doença nem falta de inteligência, e sim uma neurodivergência com amplas capacidades de adaptação e aprendizado. Cada mecânica cultiva empatia: a sensibilidade a sons, a seletividade alimentar, respeitar limites; os diálogos destacam acolhimento e escuta; os desafios reforçam estratégias de enfrentamento. Ao final, o jogador entende que inclusão é prática, não discurso, e que conhecimento derruba preconceitos. Com estética acessível, feedbacks legíveis e controles intuitivos, Autist In Action convida diferentes públicos a aprender brincando. O objetivo final é profundo: transformar percepções, ampliar a empatia e fortalecer o respeito, para que Ben e outras pessoas autistas vivam com dignidade, pertencimento, respeito e inclusão comunitária.

Nomo completo do Co-orientador(a) Vitória Cecília da Silva Medeiros
Esse trabalho será utilizado como RPP? Sim
Nome completo do Orientador(a) Gustavo Vilella Whately
Palavras chaves TEA; terapia; inclusão; Autorregulação; crise.

Autores primários

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais