1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

DESENVOLVIMENTO DO SIGHGAME: JOGO LÚDICO VOLTADO PARA REABILITAÇÃO RESPIRATÓRIA DE CRIANÇAS

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Comunicação Oral Projeto de Jogo

Descrição

O SighGame é um jogo digital desenvolvido com o objetivo de auxiliar na reabilitação respiratória infantil, transformando o tratamento em uma experiência mais leve e divertida. Criado na plataforma Unity, o jogo apresenta uma temática espacial, em que a criança controla um astronauta que precisa saltar entre plataformas e coletar itens no espaço. Um dos principais diferenciais do projeto é a forma de interação. Em vez de usar botões tradicionais, o jogador utiliza a respiração como controle principal. O sistema conta com um sensor de fluxo de ar conectado a um Arduino Nano, responsável por detectar o sopro da criança e enviar o sinal para o jogo. Assim, ao assoprar, o personagem realiza um salto. Além disso, um joystick impresso em 3D para controlar o movimento horizontal foi desenvolvido especialmente para o projeto, adaptado ao público infantil, garantindo conforto e acessibilidade durante o uso. O jogo também inclui elementos de gamificação, como pontuação e feedbacks visuais, que tornam o processo de reabilitação mais atrativo e motivador. Cada sessão de jogo é registrada automaticamente em um banco de dados Firebase, que armazena informações como pontuação, distância percorrida e desempenho respiratório. Esses dados podem ser acessados por meio de um dashboard online, desenvolvido com Vue.js, permitindo que fisioterapeutas acompanhem a evolução dos pacientes de forma remota e em tempo real. Portanto, o SighGame representa um avanço tecnológico e terapêutico significativo, unindo tecnologia, saúde e educação para tornar a reabilitação respiratória mais atrativa e eficiente. O projeto agora segue para etapas de validação clínica junto a instituições de saúde, com o objetivo de comprovar sua eficácia e impacto positivo na qualidade de vida das crianças.

Palavras chaves Gamificação, Reabilitação Respiratória, Unity, Arduino.
Nomo completo do Co-orientador(a) André Freitas Barbosa
Esse trabalho será utilizado como RPP? Sim
Nome completo do Orientador(a) Severino Peixoto Nunes Netto

Autores primários

Materiais de apresentação

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