Descrição
O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar o processo de construção da Gincana Estudantil Interdisciplinar desenvolvida com a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com a finalidade de promover a integração entre alunos, professores e a equipe gestora da escola onde o núcleo está inserido. A proposta da gincana surgiu como uma ação pedagógica que busca tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, colaborativo e significativo, estimulando a participação ativa dos estudantes e fortalecendo os vínculos entre os diferentes segmentos da comunidade escolar. Além de proporcionar momentos de descontração, a gincana teve como foco o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e emocionais, valorizando o trabalho em equipe, o respeito mútuo e a interdisciplinaridade. Para a execução do projeto, foi elaborada uma regulamentação detalhada contendo regras gerais, descrições das provas, critérios de pontuação, formas de avaliação e aspectos organizacionais, a qual foi encaminhada à gestão escolar para análise e aprovação. As atividades planejadas abrangeram diferentes áreas do conhecimento, integrando conteúdos das disciplinas e estimulando a criatividade e o protagonismo dos alunos. Durante o processo de realização, observou-se grande envolvimento dos estudantes e dos professores, que atuaram de forma colaborativa para o sucesso das atividades propostas. A experiência contribuiu para o fortalecimento do vínculo entre o PIBID e a escola, criando um ambiente favorável à troca de saberes e à prática pedagógica inovadora. Dessa forma, a gincana não apenas promoveu o aprendizado de maneira lúdica e interdisciplinar, mas também possibilitou aos bolsistas do PIBID vivenciar situações reais do cotidiano escolar, aprimorando suas habilidades docentes e ampliando a compreensão sobre a importância da integração entre teoria e prática no processo de formação de professores. Assim, o projeto consolidou-se como uma experiência significativa tanto para os licenciandos quanto para a comunidade escolar.
| Nome completo do Orientador(a) | Manoel Amaro Minervino de Carvalho |
|---|---|
| Palavras chaves | Gincana; PIBID; Ensino; aprendizagem; Protagonismo. |
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |