Descrição
O presente trabalho descreve o desenvolvimento de “Isto é Pombate”, um jogo digital do gênero puzzle shooting inspirado em nos jogos “Moonleap” e “Pitfall”, concebido como Trabalho de Conclusão de Curso, cujo objetivo é articular jogabilidade e narrativa crítica para discutir práticas de exploração laboral e alienação. Ambientado inteiramente no porão de um restaurante, o título coloca o jogador no papel de um pombo encarregado de coletar “ovos alienígenas”; ao longo da experiência, a aparente missão heroica se revela parte de uma cadeia produtiva que instrumentaliza o protagonista. A metodologia adotada incluiu pesquisa conceitual sobre narrativa interativa, elaboração de design de níveis, prototipagem em Unity e aplicação de padrões de projeto de software (Singleton, Observer e State) para garantir modularidade, manutenção e sincronização de sistemas de jogo. O produto final planejado tem um sistema de fases linear, contemplando tutorial, fase de gameplay progressiva (8 fases), atendendo às exigências artísticas e técnicas do curso. Os resultados esperados apontam para a viabilidade de jogos independentes como dispositivos pedagógicos e críticos, capazes de promover reflexão social sem prejuízo da qualidade lúdica. Conclui-se que o projeto “Isto é Pombate” funciona como prova de conceito da integração entre design de jogos e discurso crítico, contribuindo para a formação técnica e reflexiva dos autores.
| Palavras chaves | jogos-digitais, crítica-social, Unity, desenvolvimento-de-jogos, padrões-de-projeto |
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| Nome completo do Orientador(a) | André Freitas Barbosa |
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Sim |