1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

Yuna: A herdeira do trono

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Mostra de protótipos Projeto de Jogo

Descrição

O projeto Yuna: A Herdeira do Trono é um jogo 2D de aventura e exploração em top-down ambientado em um reino medieval fictício chamado Chromia. Um dos objetivos do jogo foi abordar de forma lúdica as problemáticas sociais que relacionam o machismo, racismo, a misoginia e desigualdade de gênero na era medieval, além de trazer a representação de uma personagem feminina e negra. O jogo possui três fases com narrativa baseada em pesquisas sobre o medievo e a mitologia grega, combate a inimigos e coleta de itens mágicos que compõem puzzles divertidos ao longo do jogo. Essas mecânicas se integram entre si, tornando a experiência estimulante e atrativa para os jogadores. A dinâmica inserida no jogo busca não apenas conscientizar, mas também sensibilizar e entreter os jogadores com desafios e curiosidades sobre a família real. Ao embarcar nesta aventura, o jogador acompanha o ponto de vista e controla as ações da personagem principal, Yuna, cuja missão é recolher itens mágicos e derrotar inimigos para, enfim, restaurar a paz ao povo de Chromia e o trono às herdeiras de Afrodite, que são destinadas à governar. O projeto é relevante, pois contribui para a criação de um ambiente de identificação e acolhimento para mulheres no cenário dos jogos, fortalecendo e expandindo o espaço para essa e para as próximas gerações de jogadoras e desenvolvedoras de jogos digitais. Para o desenvolvimento do projeto foram utilizados os software Krita e Inkscape para produzir as artes dos personagens, cenários, logo e animações; Dragon Bones para animação; a Unity (Engine Game) que serviu como motor para o desenvolvimento, construção e programação do jogo; Audacity como meio de edição dos efeitos e trilhas sonoras. A metodologia de trabalho foi baseada na divisão de tarefas entre as autoras, com suporte do sistema online Trello.

Esse trabalho será utilizado como RPP? Sim
Palavras chaves Gênero, Jogos, Mitologia, Reino, Representatividade.
Nome completo do Orientador(a) Jose Durval Pacheco Tavares Junior

Autores primários

Co-autor

Materiais de apresentação

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